15/07/2019 às 15h41min - Atualizada em 15/07/2019 às 15h41min

Três novos ônibus escolares passam a integrar a frota municipal de Leopoldina

Os veículos são equipados com cadeiras de rodas especiais para facilitar o embarque e desembarque de alunos com dificuldades de locomoção.

A Secretária de Educação Regina Brito e o Prefeito José Roberto comemoraram a chegada dos 3 ônibus
Kalon Moraes e Iago Geraldo Xavier (*)

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Leopoldina acabam de serem contemplados com três novos ônibus escolares para o deslocamento casa/escola/casa. A informação foi dada pela Secretária Municipal de Educação de Leopoldina, Regina Lucia Barbosa Brito de Oliveira: “conseguimos junto ao programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, três ônibus, um com 29 lugares, um segundo com 44 lugares e o terceiro com 59 lugares, que vão se juntar aos outros veículos escolares da frota Municipal de Leopoldina, para colaborarem com o transporte de alunos e em atividades complementares desenvolvidas nas escolas”, informou a Secretária.

O Prefeito José Roberto de Oliveira acrescentou que “os novos ônibus são especiais,  possuindo  chassis mais altos e rodas mais próximas   da frente e da traseira dos veículos para melhorar   a trafegabilidade   e facilitar a saída de atoleiros, equipamentos de acessibilidade, com cadeiras de rodas especiais que podem ser descidas até o nível do solo para embarcar crianças com  dificuldade de locomoção,  a porta mais larga: o vão livre passou de 80Cm para 95Cm, a fim de facilitar o manuseio da cadeira”, informou.

A reportagem apurou que os novos veículos contam ainda com tacógrafos e GPS’s para garantir maior segurança para os estudantes e permitir   o controle do trajeto, vidros temperados  verdes para  garantir  conforto térmico além de possuírem ainda, acima e nas costas dos assentos, locais apropriados para acomodação do material escolar.

“Muitas vezes completamos  recursos do FUNDEB para cobrir despesas da educação Estes são exemplos de que tentamos,  a todo momento, dispor de uma educação de qualidade na rede pública municipal. Não fazemos nada mais que nossa obrigação”, disse ainda o Prefeito.


O motorista Carlos Cassagne explica ao Prefeito o funcionamento do equipamento para pessoas especiais


O que é o ‘Caminho da Escola’

O Caminho da Escola é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal do Brasil. O programa apoia os municípios na compra de veículos para o transporte escolar de alunos da educação básica que residem na zona rural, visando renovar a frota, dar segurança ao transporte de estudantes e reduzir os índices de evasão escolar nessas comunidades. Uma das inovações do programa foi colocar à disposição uma linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que os prefeitos possam adquirir ônibus e micro-ônibus zero quilômetro. Os ônibus são padronizados, adequados ao tráfego em vias rurais, certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) e com ciclo de renovação da frota estimado em dez anos. Para acessar a linha de financiamento, os estados e municípios precisam aderir ao programa e participar do pregão nacional. O empréstimo pode ser pago em até seis anos, com carência de seis meses e 4% de taxas de juros/ano.
(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »