16/07/2019 às 16h14min - Atualizada em 16/07/2019 às 16h14min

Projeto ‘Horta Orgânica na Escola’ é implantado nas escolas municipais de Leopoldina

Iniciativa da Nutricionista da Alimentação Escolar, Márcia Delfim Pimentel, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, EMATER e o IEF.

Iago Geraldo Xavier (*)
 
O projeto ‘Horta Orgânica na Escola’, que  tem por objetivo a implantação de hortas nas escolas municipais de Leopoldina, inicialmente já está sendo implantada nas Escolas Municipais Professora Maria da Conceição Monteiro Resende (CAIC), Osmar Lacerda França e Vargem Linda.
 
O projeto de iniciativa da Nutricionista da Alimentação Escolar, Márcia Delfim Pimentel, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, EMATER e o IEF. A nutricionista, Márcia, relata que o projeto tem como objetivo não só contribuir para o enriquecimento nutricional da alimentação escolar, mas principalmente para conscientizar sobre a importância do meio ambiente e incentivar a formação de bons hábitos alimentares nos alunos. "Através da Horta Escolar é possível levar o aluno a consumir maior variedade de hortaliças - fonte de vitaminas, fibras e sais minerais; a obter noções sobre Educação Alimentar, Ambiental e Sanitária e ainda ter a certeza que está consumindo hortaliças livres de agrotóxicos", disse.
 
No projeto são fornecidos todos os insumos e equipamentos necessários ao cultivo e manutenção das hortas. E ainda orientação para que professores, alunos e comunidade escolar possam preservar e manter o funcionamento do projeto.
 
Dentre as verduras e legumes cultivados estão alface, couve, mostarda, almeirão, salsinha, cebolinha, cenoura, beterraba, agrião, rúcula, espinafre, quiabo e jiló, e  ainda hortaliças não convencionais como ora-pro-nobis, taioba e moringa oleífera.
 
Para a diretora da Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro Resende (CAIC), Fátima Lacerda, a implantação da horta está ajudando na interação dos alunos nas aulas. “As nossas hortas ajudam o professor a trabalhar o conteúdo dentro da disciplina que leciona de maneira prática e dinâmica. Além disso, os alunos gostam de saber que estão cuidando da produção do próprio alimento. Isso também está fazendo com que eles adquiram novos hábitos alimentares e, conseqüentemente, transmitam aos familiares o que aprenderam”, aposta ela.
A expectativa da nutricionista é de que o projeto seja implantado no maior número possível de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Leopoldina. 
 
(*)Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »