15/08/2019 às 09h56min - Atualizada em 15/08/2019 às 09h56min

Prefeitura celebra os 80 Anos da “Aquarela do Brasil” com projeto “Ubá na Aquarela”

A abertura do projeto acontece nesta quinta-feira (15/08), a partir das 19h30, no Fórum Cultural, com exposição de fotos de Ary Barroso.

No domingo (18), a Praça São Januário receberá, a partir das 9h, uma Movimentação Cultural da Jornada Patrimonial
Composta pelo ubaense Ary Barroso em 1939, a "Aquarela do Brasil", uma das mais populares canções brasileiras de todos os tempos, completa 80 anos em 2019. Em comemoração, a Prefeitura de Ubá, ao lado de importantes parceiros, lança o projeto "Ubá na Aquarela". Serão diversas atividades culturais e educacionais, desenvolvidas de 15/08 a 07/09, visando a divulgação da obra e memória de Ary Barroso para ubaenses de todas as idades.

A abertura do projeto acontece nesta quinta-feira (15/08), a partir das 19h30, no Fórum Cultural, com exposição de fotos de Ary Barroso, além da apresentação do Musical “Para sempre Ary”, dirigido por Lucas Menezes, e do Coral Madrigal Ubaense, com o show “Madrigal Ubaense In Concert - em homenagem aos 80 anos da Aquarela do Brasil”.

Já no dia 18 de agosto (domingo), a Praça São Januário receberá, a partir das 9h, uma Movimentação Cultural da Jornada Patrimonial, com apresentação do Congado, grupos de capoeira, escolas de samba e outras entidades.

No dia 21 de agosto (quarta-feira), acontece o lançamento da Cartilha “Aquarela do Brasil”. O material, com 24 páginas coloridas, produzido pela Secretaria Municipal de Educação e patrocinado pelo Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, é voltado ao público infantil e visa, de maneira divertida e leve, informar as crianças sobre a história de Ary Barroso e a relevância da canção “Aquarela do Brasil”.

Além destes eventos, um exposição itinerante com fotos de Ary Barroso percorrerá diversos locais da cidade, de 16/08 à 07/09, como escolas municipais, Câmara Municipal, Calçadão Deputado Ibrahim Jacob, dentre outros.

O projeto "Ubá na Aquarela" é uma realização da Prefeitura de Ubá, através das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, e do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, com apoio do Instituto REÁFRICA e da Câmara Municipal de Ubá.
 
A “Aquarela do Brasil”

“Aquarela do Brasil" é uma das mais populares canções brasileiras de todos os tempos. Escrita pelo compositor ubaense Ary Barroso, em 1939, foi originalmente gravada por Francisco Alves. A “Aquarela do Brasil” também foi gravada por outros artistas como Carmen Miranda, Frank Sinatra, João Gilberto, Caetano Veloso, Tim Maia, Gal Costa, Erasmo Carlos , Elis Regina e por cantores de praticamente todas as partes do mundo.

Devido à enorme popularidade conquistada pela canção a partir de 1942, após a inclusão no filme de animação Saludos Amigos, lançado pelos Estúdios Disney nos Estados Unidos, a “Aquarela do Brasil” ganhou reconhecimento nacional e internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios estadunidenses.

A canção, por exaltar as qualidades e a grandiosidade do país, marcou o início do movimento que ficaria conhecido como samba-exaltação.


Fonte> Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Ubá


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »