16/08/2019 às 21h30min - Atualizada em 16/08/2019 às 21h30min

XII Conferência de Assistência Social foi realizada em Leopoldina em 13 de agosto

Evento com a participação de diversos segmentos decidindo prioridades para a Política de Assistência Social.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Carmo Barbosa Vargas Vilas e o público presente
Iago Geraldo Xavier (*)
 
Foi realizada na terça-feira, dia 13 de agosto a XII CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL com o Tema: “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”. A Conferência aconteceu na sede da Terceira Idade e contou com a presença da analista e representante da SEDESE, Eunice Faria proferindo a palestra magna. 
 
O evento foi realizado com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social e contou com a presença do segmento de usuários, trabalhadores e representantes de entidades, além de convidados que se fizeram presentes.
 
A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Carmo Barbosa Vargas Vilas, evidenciou em seu pronunciamento sobre as dificuldades enfrentadas nesse momento de crise, agravando as situações de vulnerabilidades sociais vivenciadas pelos usuários dos serviços, sendo cada dia mais importante a intervenção da assistência social na vida dessas pessoas. Ressaltou ainda que o financiamento da política deve ser compartilhado pelos três entes federados para que as ações no município possam alcançar a todas as pessoas que necessitam da política de assistência social e que a não regularidade nos repasses financeiros para o município tem sido um grande entrave para a execução dos serviços no município que é o responsável pela a execução direta das ações.
 
No desenvolver da Conferência os participantes se organizaram em três grandes grupos, discutindo os três eixos delineados para compor a reflexão sobre o tema da Conferência, sendo eles:  Os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, Estado e Município; A rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direitos e a Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS.
 
Ao final foram eleitos 06 delegados para representar o município na Conferência Regional, levando as propostas que aqui foram deliberadas para a apreciação dos municípios vizinhos e assim serem conduzidas para a Conferência Estadual, caso aprovadas. 
 
(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »