26/08/2019 às 10h53min - Atualizada em 26/08/2019 às 10h53min

Hemominas convoca doadores de sangue porque está com estoques em baixa

Maiores quedas são nos estoques dos grupos sanguíneos O negativo e O positivo. Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde.

As doações de sangue acontecem todas as quintas-feiras das 8 as 16h no Polo de Saúde Agostinho Pestana
A Fundação Hemominas faz uma chamada para comparecimento de doadores voluntários em Minas Gerais, pois está com baixas nos estoques de sangue. Os casos mais graves são para os estoques do grupo sanguíneo O negativo, próximo de zero, e do grupo sanguíneo O positivo. 

Segundo a Hemominas, “o estoque vem diminuindo em todo o estado e é necessário que a situação seja normalizada para que a Hemominas possa manter o número estratégico de bolsas de sangue em Minas Gerais e, assim, atender à demanda de pacientes”.

O estoque do tipo sanguíneo O negativo caiu 30%, enquanto o estoque para o grupo sanguíneo O positivo registrou baixa de 30%. Outros estoques em situação crítica são para os tipos sanguíneos A negativo e AB negativo, abaixo de 50% da capacidade ideal.

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde. É possível realizar online o agendamento para a doação de sangue no site da Hemominas. Para doar, é imprescindível a apresentação da carteira de identidade ou outro documento com foto. 

Posto de Coleta do HEMOMINAS de Leopoldina

Desde sua primeira coleta no dia 10 de setembro de 2015, o Posto de Coleta do HEMOMINAS de Leopoldina vem superando expectativas com uma repercussão cada vez maior na região. A boa aceitação da população tem contribuído bastante para um número cada vez maior de doadores.

A doação de sangue é um ato de amor e generosidade com o próximo. O sangue é um remédio que não conseguimos comprar em uma farmácia, não existe nenhuma substância que substitua o sangue. A única forma de consegui-lo é através da doação.

Vale ressaltar que os homens podem doar de dois em dois meses e as mulheres de três em três meses. Para doar sangue não precisa estar em jejum e é importante uma boa hidratação, tanto no dia da doação como no que antecede. As doações de sangue acontecem todas as quintas-feiras das 8 as 16h no Polo de Saúde Agostinho Pestana, que fica localizado no prédio em frente ao hospital de Leopoldina.

Fonte> Fundação Hemominas e Arquivo do Jornal Leopoldinense


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »