26/08/2019 às 16h48min - Atualizada em 26/08/2019 às 16h48min

Grupo de Escoteiros 'Jerônima Mesquita' teve atividades recreativas em sua sede

No sábado, 17 de agosto, foi um dia de brincadeiras inéditas e divertidas, com isso foram praticadas coordenação motora, atividades físicas e socialização.

Da Redação do Jornal Leopoldinense
Como o Jornal Leopoldinense já noticiou, o município de Leopoldina passou a contar com o movimento escoteiro, para ajudar na formação de crianças e jovens. Entre as atividades dos jovens são desenvolvidas atividades variadas que incentivam o desenvolvimento, proatividade, valores morais, patriotismo, preocupação com próximo e com o meio ambiente, envolvendo-os com a comunidade e dedicados na construção de um mundo fraterno.
 
No sábado, 17 de agosto de 2019, foi um dia de brincadeiras inéditas e divertidas. Um pouco difícil no início, mas todos conseguiram sincronizar com sua equipe. Depois teve um início de rapel no barranco (superam o obstáculo com rapidez). Além de treinarem canções, a  promessa e o grande uivo. Com isso foi praticado coordenação motora, atividades físicas e socialização.
O Escotismo é um projeto educacional que funciona em Leopoldina na Avenida Jehu Pinto de Faria n° 220, Bairro Vila Miralda. O grupo é filiado a UEB - União dos Escoteiros do Brasil e está com inscrições abertas.
 
As vagas são ilimitadas e a taxa será de R$20,00 mensais. Os interessados podem fazer as inscrições de segunda a sexta-feira, em horário comercial, no 'Conhecer Educação e Cultura, escola situada na Rua Dom Aristides nº 67, Bairro Esteves. Aos sábados, na sede do grupo, situada na Avenida Jehu Pinto de Faria n° 220, Bairro Vila Miralda, em Leopoldina.
 
A faixa etária é para crianças a partir de 6,5 até jovens com 21 anos de idade. Acima disso, torna-se escotista, auxiliando na aplicação do método escoteiro.   Voluntários como o Sargento Frederico Chaves de Oliveira, da Polícia Militar do Meio Ambiente, Ricardo Furtado Silva, Antônio Barbosa Nunes e Aparecida das Graças B. Nunes estão contribuindo para a realização do projeto na cidade.
 
O Grupo de Escoteiros foi denominado 'Jerônima Mesquita', em homenagem a leopoldinense que foi uma das precursoras do movimento escoteiro no Brasil. Mesquita nasceu na Fazenda Paraíso, no Distrito de Providência. Ela foi enfermeira na Primeira Guerra Mundial, contribuindo para a fundação da Cruz Vermelha. Enquanto estava em Londres, conheceu os movimentos Escoteiro e Bandeirante, se empenhando para viabilizar essa proposta no Brasil. Pelos diversos movimentos sociais e lutas pelo direito da mulher, o dia 30 de abril é, no Brasil, o Dia Nacional da Mulher, em homenagem a data de seu nascimento.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »