03/09/2019 às 10h21min - Atualizada em 03/09/2019 às 10h21min

M.A.T.O realiza Campanha Sulamericana “Montanha Limpa” no Morro do Cruzeiro

Hoje o grupo é composto por cerca de 1200 integrantes, a maioria da cidade de Leopoldina e região, mas também tem membros de outros estados.

Por Marcia Vaz Barbosa (*)
O Grupo M.A.T.O.( Montanhismo, Acampamento e Trekking Organizados) abrirá a Semana Florestal de Leopoldina, com a participação da Campanha “Montanha Limpa” , que este ano será realizado no Morro do Cruzeiro.

No dia 15 de setembro, a partir das 7 horas , será realizada uma trilha  e um mutirão para limpeza no Morro do Cruzeiro. Além disso , durante a caminhada, serão afixadas placas educativas e  plantio de mudas nativas. Ao final, no topo do Morro, será realizada uma roda de conversa sobre “ Importância da Preservação Ambiental em Leopoldina”, com o Luiz Henrique  do IEF, e Débora Valentim, da Ong Minas Vida.

Este evento conta como apoio da CLVL (Clube Leopoldinense  de Vôo Livre)e a parceria do IEF, da Polícia Militar Ambiental, da Ong Minas Vida e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Durante o restante da semana, esses órgãos realizarão outros eventos.

Primeira Semana Florestal de Leopoldina

O IEF e a Ong Minas Vida estão organizando a Primeira Semana Florestal de Leopoldina, que acontece de 15 a 21 de setembro e já é realizada nas cidades vizinhas de Cataguases e Muriaé , pelos mesmos órgãos .
A Semana  também acontece em outras cidades do país com a campanha nacional Plantio Brasil. A Ong que está conduzindo esta mutirão nacional de plantio de arvores nessa região.

Conheça a programação:

I Semana Florestal de Leopoldina de 15 a 21 de setembro de 2019

A MINASVIDA, o Instituto Estadual de Floresta – IEF, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Leopoldina, o grupo M.A.T.O. e a Policia Militar Ambiental  realizam a 1ª semana Florestal de Leopoldina,  nos dias 15 a 21 de setembro de 2019.

A Semana Florestal é um evento tradicional em vários municípios do Brasil, em virtude das celebrações em comemoração ao dia da árvore. Durante esses dias, existe uma grande mobilização para realizar atividades educativas e de plantio.

A semana conta com o apoio da ALLA, do DNIT, do Corpo de Bombeiros, APAE e Copasa/Coletivo Local

PROGRAMAÇÃO

Dia 15  - Ação grupo M.A.T.O. Montanha Limpa - Morro do Cruzeiro
Dias 16  a 22  - Plantio de Mudas- Campanha Nacional Plantio Brasil - ONG MINASVIDA, Prefeitura e IEF
Dia 17 - Palestras na rádio e escolas sobre incêndio florestal - prevenção e ações – Teatro nas escolas com os alunos da APAE.
Dia 18 - Plantio de Mudas no Projeto Casa - ONG Minasvida e IEF
Dia 19 - Plantio de árvores na margem da BR 116 - Km 762, em Leopoldina, para limpeza da área relacionada aos resíduos sólidos - ONG Minasvida, IEF, Policia Ambiental, Secretaria de Meio ambiente e  DNIT
Dia 20 - Lançamento do Programa de Educação Ambiental da ONG Minasvida no Horto Florestal, em parceria com Prefeitura, IEF e Policia Ambiental de Leopoldina. Caminhada ecológica, oficina florestal, Identificação de espécies arbóreas.
Dia 21 - Declamação de poesias sobre a natureza durante o Sarau Literário da ALLA, no Museu Espaço dos Anjos, de 10 às 12 horas

Conhecendo o Grupo  M.A.T.O.

Criado em 2015, por um grupo de pessoas que apreciam e respeitam a natureza,  e que perceberam que a troca de experiência, o conhecimento e a segurança são fundamentais para o sucesso das caminhadas e trilhas.  A aventura passou a ter organização: assim surgiu o M.A.T.O.!

Hoje o grupo é composto por cerca de 1200 integrantes, a maioria da cidade de Leopoldina e região , mas também tem membros de outros estados.

Além de trilhas e caminhadas, que sempre terminam em cachoeiras da região ou pontos  de extrema beleza natural, o grupo tem foco em questões ambientais  e sociais. Participa da Campanha Sulamericana  “ Montanha Limpa” há alguns anos , percorrendo áreas entorno da nossa cidade , coletando lixo e dando destino certo a ele.

Além disso, afixa placas educativas na cidade , como no leito do córrego “ Feijão Cru” , e em pontos turísticos como Morro do Cruzeiro, Usina Maurício e cachoeira Poeira D´água, já cantada e encantada pelo nosso Serginho do Rock.
Para confecção dessas placas, são realizadas campanhas de arrecadação, como shows musicais no Morro do Cruzeiro, com músicos locais e que também são integrantes do M.A.T.O..

Outras ações do  grupo  são:  organizar campanhas para arrecadação de brinquedos, distribuídos no natal para crianças carentes da cidade ;organizar plantio de mudas nas trilhas percorridas, sempre orientados no plantio de mudas adequadas ao local; organizar  grupos para acampamentos.

O grupo está começando um movimento para fazer parte do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, que abrange a Zona da Mata Mineira, para que no futuro possa oferecer profissionalmente  seus conhecimentos.
Quem tiver interesse de conhecer mais o grupo (e participar), pode entrar em contato pelo (32)99139-0158, com Jardell Peixoto, ou pelo Facebook do M.A.T.O..

(*) Assessora de Comunicação voluntária e membro do grupo

 


Realizadores:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »