09/09/2019 às 19h41min - Atualizada em 09/09/2019 às 19h41min

Waldair propõe ao Município a adoção de Programa de Inseminação Artificial

Ele deu como exemplo programa semelhante desenvolvido com êxito em Rio Pomba que oferece aos produtores atendimento veterinário, entre outros benefícios.

Oferecer uma alternativa viável aos produtores rurais, proporcionando uma diversificação da atividade agrícola e geração de renda. Neste sentido, durante recente reunião ordinária da Câmara Municipal, foi apresentada uma Indicação que foi aprovada por unanimidade, sugerindo a implantação de um programa de inseminação artificial no município.

De autoria do vereador Waldair Barbosa Costa, a proposição fez uma analogia com o Programa “Curral Bonito”, implantado na cidade de Rio Pomba. Segundo o autor, o programa é destinado aos produtores de leite, tendo como objetivo oferecer a custo zero uma tecnologia de ponta para as práticas de inseminação artificial, beneficiando a genética e a produção do rebanho, com aumento significativo na produção leiteira.

Durante a discussão da matéria, o vereador explicou que o programa ofereceria tanto o procedimento de inseminação quanto o sêmen de forma gratuita aos pecuaristas locais, além de atendimento veterinário, aração de terra (Patrulha Mecanizada), implantação dos tanques de expansão, mapeamento genealógico das bezerras nascidas e a emissão do Certificado de Genealogia que atesta a procedência do animal.

Waldair Barbosa Costa acrescentou que o projeto ainda contemplaria o produtor com vacinação preventiva contra brucelose. Ao final de sua explanação, o parlamentar salientou que se trata de uma iniciativa empreendedora que investirá na qualidade do gado, para gerar linhagens com elevado poder de competitividade no mercado.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »