18/09/2019 às 08h21min - Atualizada em 18/09/2019 às 08h21min

Projeto de Kélvia Raquel prevê o plantio de uma árvore para cada criança nascida em Leopoldina

Objetivo é a promoção, preservação do meio ambiente e educação ambiental por meio do plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida em Leopoldina.

(Foto ilustrativa Jornal da Cidade e Região)
Com votação unânime, a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou projeto de lei que institui o “Projeto Nasce uma criança, planta-se uma árvore”. De autoria da vereadora Kélvia Raquel, a matéria apresenta como objetivo estimular os interessados a adotarem medidas que incentivem a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental.

Na prática, a cada registro de nascimento de criança na Rede Pública de Saúde do Município, será plantada uma muda de árvore, ornamental ou frutífera, em local apropriado. O projeto prevê a participação da iniciativa privada e/ou entidades em parceria com o Poder Público ou com doação das mudas de árvores, as quais poderão ser disponibilizadas ao pai ou à mãe que expressamente requerer, em até 90 dias após o nascimento.

O documento legal prevê que a muda de árvore será plantada preferencialmente em área urbana, observadas as regras de urbanismo, mediante aprovação do órgão responsável pelo meio ambiente, podendo também ser plantada na zona rural.

O projeto determina ainda que cada criança junto de seus responsáveis, participante do plantio da muda, poderá receber um certificado “Criança Amiga da Natureza”, no qual constará a data de nascimento do filho, a data do plantio da árvore com o nome da espécie vegetal.

Segundo a autora, trata-se de uma medida que busca chamar a atenção para problemas relacionados ao meio ambiente, visando despertar a consciência ecológica. A aprovação definitiva do projeto ocorreu na reunião ordinária realizada no dia 09 de setembro de 2019.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »