29/09/2019 às 12h46min - Atualizada em 29/09/2019 às 12h46min

Waldair Costa prestigia Plenária Estadual do Parlamento Jovem em Belo Horizonte

O Parlamento Jovem é um programa de formação política e cidadã criado pela ALMG, em 2004, e realizado por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e escolas públicas e privadas.

Waldair ao lado de representantes de Câmara da região
Aconteceu nos dia 18, 19 e 20 de setembro a etapa final da edição de 2019 do Parlamento Jovem de Minas, na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. Os 4073 participantes de 94 cidades mineiras foram representados nesta etapa por 120 estudantes, que vivenciaram lindas lições de educação cidadã. Leopoldina esteve representada pelo jovem André Braga de Oliveira Barbosa, estudante da Escola Estadual Professor Botelho Reis.
 

Waldair ao lado do estudante André Braga.


Neste ano, o presidente da Câmara Waldair Barbosa Costa fez questão de comparecer no dia da Plenária Estadual para demonstrar apoio ao representante leopoldinense, que também esteve acompanhado durante todo o evento pela coordenadora municipal Camila Andrade.
 
Para o Presidente Waldair Costa, foi muito satisfatório poder acompanhar o momento de consolidação das propostas elaboradas e discutidas pelos alunos. “Venho acompanhando as atividades do PJ desde o primeiro dia. Quero cumprimentar o jovem André e os demais estudantes de Leopoldina que se mostraram engajados no projeto”, afirmou.
 
Em Belo Horizonte, o presidente da Câmara de Leopoldina acompanhou a plenária final no Plenário Juscelino Kubitschek e testemunhou os estudantes exercendo a democracia em sua plenitude. “É gratificante ver o entusiasmo e a esperança dos jovens neste processo. Alguns não conheciam Belo Horizonte e a Assembleia Legislativa. Essas experiências marcarão profundamente suas vidas”, salientou.
 
Waldair Costa comentou que sua viagem a Belo Horizonte também teve como finalidade transmitir apoio ao estudante André,  representante do município na plenária estadual. “Não é uma questão de apenas levar o aluno a Belo Horizonte. Como presidente da Câmara é nosso dever fornecer as condições necessárias para que ele possa vivenciar estes momentos. É também uma resposta à confiança demonstrada pela família. O jovem André teve o suporte da Câmara Municipal e eu fiz questão de vir pessoalmente para lhe transmitir confiança e segurança”.


 Waldair ao lado de João Cipriani (Presidente da Câmara de Matias Barbosa) e assessores.


Na oportunidade, o presidente do Legislativo encontrou-se com parlamentares de cidades vizinhas, como Matias Barbosa, Mar de Espanha e Santos Dumont, com os quais promoveu uma troca de experiências sobre as atividades legislativas. “É fundamental estreitar a interlocução entre as Casas Legislativas para conhecer as boas práticas que estão dando certo”, frisou Waldair.
 
A presença do presidente da Câmara de Leopoldina na plenária final do PJ foi interpretada como um indicativo de que as atividades do programa continuarão sendo apoiadas em 2020. “Não há como retroceder. Vamos, inclusive, fortalecer as ações de inclusão social, como fizemos com os alunos da APAE neste ano. Não podemos deixar de incentivar nossos estudantes que serão os cidadãos do futuro. Apoiá-los pode ser a melhor resposta à atual onda de descrédito em relação à política”, salientou Waldair.
 
Finalmente, o parlamentar dedicou palavras de agradecimento aos coordenadores municipais e monitores que trabalharam com os estudantes neste ano. “O empenho e as ações de mobilização foram fundamentais para que o programa fosse plenamente desenvolvido”. 
 
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã criado pela ALMG, em 2004, e realizado por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e escolas públicas e privadas. Em 2020, o PJ terá como tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »