03/10/2019 às 12h26min - Atualizada em 03/10/2019 às 12h26min

Rádio do Colégio Equipe vem registrando em áudio e vídeo entrevistas com radialistas leopoldinenses

O programa apresentado pelo diretor, Rodrigo Baptista Ramos, com a participação do designer Cristiano Fófano e do fotógrafo e cinegrafista Rodrigo Rodrigues

Luciano Baia Meneghite
Rodrigo entre Cristiano e Rodrigo Rodrigues
Em 06 de abril de 2009 estreou simultaneamente o site www.leopoldinense.com.br e o jornal Leopoldinense no Ar que através de link em sua página, levou a Rádio Jornal AM à internet. Pouco depois, em comemoração ao aniversário da emissora, antiga Rádio Sociedade Leopoldina - ZYK-5 foi realizado em parceria com o Leopoldinense um programa Roda Viva especial com apresentação de Arnaldo Spíndola, Júlio César e Luiz Otávio Meneghite.
  
O programa histórico, contou com a participação de diversos comunicadores, incluindo um depoimento do primeiro locutor, Willian Berbari, então com quase cem anos de idade. Willian inclusive cedeu ao jornal fotos raríssimas e inéditas de sua época no rádio, publicadas na Memória Leopoldinense. Também gravou depoimento Irandy Bitencourt, cantora que participou da inauguração da emissora em 07 de maio de 1947. Por telefone, Solange Yung, viúva de Xamego, considerado dono da maior audiência da história do rádio Leopoldinense, relembrou algumas passagens.

De grande importância, o programa foi um resumo da história do rádio em Leopoldina. Muitos detalhes, no entanto, ainda precisariam ser registrados. Além da Rádio Leopoldina, a cidade contou com a Rádio Sirena, emissora educativa que funcionou de 1960 a 1963 na Escola Parque, instituição extinta pela ditadura. Por curto período na década de 1990 as rádios comunitárias Nova e Athenas da Mata e atualmente, a Rádio Jornal AM, Rádio Cidade 104,3FM e Rádio Luz FM.

Quase uma centena de profissionais passou por essas emissoras e têm muitas histórias pra contar.  Nem tudo foram flores, claro! Nem todos foram tão profissionais. As próprias emissoras passaram por altos e baixos, funcionando inclusive como arma política. Mas tudo isso é parte da própria história da cidade.   É por isso que é de grande valor o trabalho atualmente realizado pela Rádio Equipe, do Colégio Equipe, que além de outros bons programas, vem registrando em áudio e vídeo entrevistas com radialistas leopoldinenses.

Rádio na Veia, o programa apresentado pelo diretor do Colégio, Rodrigo Baptista Ramos, com a participação do designer Cristiano Fófano e do fotógrafo e cinegrafista Rodrigo Rodrigues, por enquanto levou ao ar depoimentos de radialistas que ainda estão na ativa. Os vídeos podem ser conferidos no You Tube. Que venham outros atuais e antigos. A Memória Leopoldinense agradece.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »