15/10/2019 às 10h16min - Atualizada em 15/10/2019 às 10h16min

Atividades do projeto Girarte de Cataguases em breve alcançarão Leopoldina

O Projeto realiza oficinas artísticas, palestras culturais, apresentações cênicas, além de workshops de capacitação para artistas envolvidos na execução do projeto

Marcos Diego(*)
E.M.Monsenhor Solindo Cataguases
Com um sólido histórico de produtividade artística, o Projeto Girarte com sede na cidade de Cataguases-MG já beneficiou mais de 48.000 pessoas, atendeu mais de 90 escolas e esteve presente em mais de 85 municípios, dentre os estados de MG, RJ, MS, SP e PB, atuando em diferentes contextos, desde pátios de escolas e locais de difícil acesso, até grandes palcos como o do Theatro Santa Rosa na capital paraibana. Em julho deste ano o Projeto Girarte iniciou uma nova temporada via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio máster da ENERGISA, além da empresa ZOLLERN que é apresentada como nova parceira e patrocinadora do Projeto. Só no estado de Minas Gerais serão visitados 13 municípios com a realização de oficinas artísticas, palestras culturais, apresentações cênicas e circulação de um novo espetáculo do Grupo de Pesquisa Girarte, além de workshops de capacitação para artistas envolvidos na execução do projeto.
 

E.E.Barão de São Geraldo, Além Paraíba - distrito de Angustura


Em Cataguases o projeto atuou na E.M. Monsenhor Solindo, abrindo uma circulação que já passou por Argirita, Recreio, Além Paraíba e estará alcançando Leopoldina, São Sebastião da Vargem Alegre, Santana de Cataguases, Guiricema, Palma, Silveirânia, Ubá, Itamarati de Minas e Muriaé.
 
Neste produtivo movimento do Projeto Girarte, o grande destaque será a oportunidade de realizar sua primeira circulação internacional, o grupo deste projeto cataguasense, recebeu um convite da organização chilena Fundación Súmate visando concretizar uma parceria de cooperação cultural internacional, viabilizando intercâmbio e apresentação de artistas do Projeto Girarte em Santiago capital do Chile.


E.E.Monsenhor Solindo Cataguases​ 

“Para nós do Projeto Girarte é emocionante estarmos diante desta oportunidade, mostrar nosso trabalho e levar o nome de nossa cidade para outro país através de uma iniciativa cultural, além de ser uma experiência de muito aprendizado e que irá contribuir de forma relevante com o desenvolvimento artístico do projeto. Serão mais de 8 profissionais que estarão embarcando juntos nesta proposta, e sem o apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, patrocínio da Energisa e Zollern via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais este sonho ficaria apenas em um convite. Estamos iniciando a montagem de um novo espetáculo com o tema “amor”, que visa estrear na cidade de Cataguases-MG em abril de 2020, pretendemos passar por Muriaé-MG e finalizaremos a temporada até julho de 2020 em Santiago capital do Chile, onde apresentaremos também toda nossa experiência no diálogo entre arte e educação, ressaltando além do trabalho artístico nosso trabalho social, sem falar que estamos estruturando a possibilidade de atividades junto ao Centro Cultural da embaixada brasileira no Chile. Este momento é de muita importância para o Projeto Girarte, pois reflete como reconhecimento e valorização de 5 anos de um trabalho contínuo, com a contribuição de muitos profissionais, e que se mantém em constante desenvolvimento no interior de Minas Gerais superando grandes desafios, buscando sempre novas parcerias e investimentos para se manter ativo e crescer perante todas adversidades que o setor cultural enfrenta em nosso país.” Relata o gestor cultural responsável pelo Projeto Girarte Marcus Diego, que no final de outubro viaja para o Chile para trabalhos de Pré-produção.


 E.E.Presidente Carlos Luz Recreio-MG, distrito de Conceição da Boa Vista


O Projeto Girarte ainda destaca que se encontra aberto para investimentos via LEIC/MG (ICMS) e LEI ROUANET (IR), as empresas e pessoas interessadas em apoiar, patrocinar e serem parceiras do Projeto Girarte podem estar entrando em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (32) 98887-3531.
 
O Grupo de Pesquisa Girarte conta com uma equipe geral atualmente formada por Deliana Domingues, Fabiano Banna, Marcus Diego, Natália Barros e Tatiane Dias. Fernanda Pinheiro como Assistente Técnica Geral, Priscila Sandes na Orientação Artística Pedagógica, Daniel Marques (Juninho) como Motorista, tendo ainda trabalhos de condicionamento físico e práticas artísticas cotidianas ministradas por Elisângela Rodrigues e Mariana Martins.
 
Para mais informações sobre o projeto acesse www.projetogirarte.com.br ou siga pelas redes sociais Girarte Cataguases (Facebook) e Projeto_Girarte (Instagram).Caso desejem mais informações estamos a disposição. E em nosso site descrito abaixo e redes sociais vocês encontram muito material sobre o projeto de forma geral.


 
E.M.Dr.Custódio Junqueira Argirita

(*) Coordenação - PROJETO GIRARTE
e-mail: [email protected]
Cel:(32) 9 8887-3531
Visite: http://www.projetogirarte.com.br


Zollern nova patrocinadora do projeto Girarte, Jaqueline Souza, Tatiane dias ,Marcus Diego ,Pedro Paulo (diretor da Zollern)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »