23/08/2014 às 15h46min - Atualizada em 23/08/2014 às 15h46min

Três dias de encontros, debates e trocas de experiência

Nos próximos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Polo Audiovisual movimenta a Zona da Mata mineira com a realização de três eventos nas cidades de Itamarati de Minas, Muriaé e Cataguases.  Todas as atividades são abertas ao público.

Com programação diferenciada para cada dia e cada localidade, o Polo promove, mais uma vez, o encontro entre gestores públicos e privados, professores, estudantes, pesquisadores, empreendedores, artistas e profissionais do audiovisual em um amplo debate sobre as novas perspectivas que a economia criativa traz para a Região. 

Em Itamarati de Minas, no dia 28, acontece a Arena de Abertura do Escola Animada, projeto que mobiliza professores e alunos de dez cidades da Zona da Mata. A palestra principal aborda o tema “Escola Conectada, gestão do conhecimento  e da criatividade”, que será explorado pelo professor e pesquisador Ladislau Dowbor, da PUC / SP.  Em seguida, lideranças locais da cultura e da educação compõem a mesa redonda sobre o Projeto Escola Animada, suas propostas e desafios.

Em Muriaé, dia 29, a 7ª edição do Fórum DiverCidades Criativas,  conta com a participação de representantes de instituições, universidades e prefeituras municipais,  produtores e artistas em debates sobre as diversas instâncias que fomentam o desenvolvimento sustentável na Região, como o Consórcio Intermunicipal de Cultura, a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual e a ADEMATA – Agência de Desenvolvimento da Zona da Mata. Participação especial de Roberto Lima, diretor executivo Agência Nacional de Cinema – ANCINE.

Em Cataguases, dia 30, novos debates sobre redes de cidadania cultural e territórios criativos reúnem representantes do governo federal, da prefeituramunicipal e de universidades.   Por fim, a animação, é pauta, com o lançamento do Projeto Recria - Residência Criativa da Animação. O diretor Rogério Nunes fala de seu filme “Coração das Trevas”, uma animação em rotoscopia, que será produzido na região com o apoio do Polo e participação de jovens talentos locais.  

Para encerrar, um show com a banda “O Terno”, de São Paulo, do Projeto Usina Cultural, acontece no Centro Cultural Humberto Mauro. 

Os encontros fazem parte das ações do Polo Audiovisual em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho/Energisa, Instituto Votorantim/ Votorantim Metais, Sebrae, Instituto Fábrica do Futuro, Instituto Cidade de Cataguases e o Consórcio Intermunicipal de Cultura das Prefeituras Municiais de Cataguases, Muriaé e Itamarati de Minas.

 

Veja a programação detalhada no link: poloaudiovisual.org.br

 

Beth Sanna-Agência 21 -Coordenação Comunicação-Fábrica do Futuro - Residência Criativa do Audiovisual  
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »