30/10/2019 às 17h22min - Atualizada em 30/10/2019 às 17h22min

Waldair Costa sugere concessão de benefícios à inovação tecnológica em Leopoldina

“Inovação significa atração de novos investimentos, mais empregos, mais geração de conhecimento e mais geração de renda para a nossa população”, concluiu Waldair Costa.

O vereador Waldair Barbosa Costa
O vereador Waldair Barbosa Costa, em recente reunião da Câmara de Leopoldina, apresentou uma indicação sugerindo ao Poder Executivo que adote medidas no sentido de conceder incentivos a ambientes de inovação, atividades tecnológicas e ações de inovação, como já ocorreu em cidades como Uberaba.
 
“A ciência e a tecnologia são ferramentas para a conquista do desenvolvimento”, salientou Waldair Costa, acrescentando que atualmente é muito grande a geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento tecnológico.
 
Segundo o parlamentar, o município poderá incentivar as atividades científicas, tecnológicas e de inovação realizadas por entidades públicas e privadas, que visem promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental, além de uma melhor qualidade de vida para a sociedade. De acordo com o texto da indicação, também estão incluídos cidadãos estabelecidos ou domiciliados no Município.
 
Entre os benefícios, o Município, frente às suas disponibilidades, poderá ceder ou conceder por prazo determinado ou indeterminado, mediante condições a serem estabelecidas no termo de cessão ou concessão de uso, bens móveis, imóveis, edificados ou não, de sua propriedade, para instituições gestoras de incubadoras, aceleradoras, centros de inovação, parques científicos e/ou tecnológicos e/ou de inovação, entre outros ambientes de inovação.
 
Para a realização desses objetivos, Waldair Costa defende que sejam criados o Sistema Municipal de Inovação (SMI), o Conselho Municipal de Inovação (CMI) e o Fundo Municipal da Inovação (FMI), sendo que os recursos do FMI deverão ser oriundos de dotações orçamentárias destinadas pelo Executivo e deverão ser utilizados para financiamento do desenvolvimento de planos, programas e projetos.
 
O parlamentar acredita que, caso sua sugestão seja acatada pelo Executivo com o encaminhamento de um projeto de lei para avaliação e consequente aprovação dos vereadores, ficará evidenciado o interesse do município em promover o desenvolvimento socioeconômico. “Será um passo fundamental para que a inovação seja impulsionada em Leopoldina por meio de políticas públicas que seguem as tendências mundiais”, frisou o Presidente do Legislativo.
 
Waldair Costa destacou o importante papel desempenhado pelo CEFET, UEMG, DOCTUM e FUNPAC na promoção de um ambiente acadêmico e inovador, que será fortalecido. “Para a formatação do projeto será importante estabelecer um diálogo entre empresas, instituições acadêmicas e de pesquisa e o poder público. Desta forma, o município poderá ter sua realidade totalmente alterada”, opinou.
 
O Presidente do Legislativo explicou que a elaboração de um projeto de lei dessa natureza é de competência do Executivo. Segundo ele, o Município tem a oportunidade de demonstrar que trabalha com visão de futuro e que reconhece a importância da inovação para uma sociedade com mais qualidade de vida.
 
“Inovação significa atração de novos investimentos, mais empregos, mais geração de conhecimento e mais geração de renda para a nossa população”, concluiu Waldair Costa.
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »