01/11/2019 às 18h52min - Atualizada em 01/11/2019 às 18h52min

População vai selecionar projeto de pintura da sede centenária da Prefeitura de Leopoldina

Casarão do Paço Municipal na Rua Lucas Augusto passa por reforma e objetivo é harmonizar as cores de sua arquitetura.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
A Prefeitura Municipal de Leopoldina vem realizando desde 2018 uma restauração do prédio histórico onde está instalado o Paço Municipal, na rua Lucas Augusto nº 68 onde funcionam o Gabinete do Prefeito e várias Secretarias Municipais. Segundo o Secretário Municipal de Obras Públicas, Engenheiro José Márcio Gonçalves Lima, com as fortes chuvas daquele ano ocorreram várias infiltrações danificando telhado e forração de madeira, afetando também a fachada do prédio que está sendo restaurada. Como se trata de uma edificação muita antiga é um serviço que está sendo feito com muito cuidado respeitando a arquitetura centenária.

Aproximando-se da fase de acabamento da restauração, a Presidente da Comissão de Licitação, Maria da Penha Estevão e o Prefeito José Roberto de Oliveira, publicaram um Edital de Chamada Pública com o objetivo de selecionar um projeto para a realização da pintura externa (fachada, laterais e fundos) da sede da Prefeitura de Leopoldina onde fica claro o objetivo de harmonizar as cores da arquitetura centenária. A parte interna também será pintada mas não está incluída na escolha popular.

As empresas interessadas devem apresentar suas idéias que serão selecionadas pela população por meio de votação para escolha do projeto vencedor. A empresa vencedora ficará responsável pelo fornecimento das tintas das paredes e esquadrias e terá o seu nome incluído na placa de inauguração como parceira do empreendimento.

Os envelopes para documentação e projeto deverão ser entregues no Departamento de Protocolo e Registro Administrativo da Prefeitura de Leopoldina localizado à Rua Lucas Augusto nº 68 até às 09:00 horas do dia 22 de novembro de 2019.

A abertura dos envelopes será feita no dia 22 de novembro de 2019, na Sede Administrativa da Prefeitura de Leopoldina, localizada na Praça Professor Botelho Reis nº 28 – 2º andar onde a Comissão Permanente de Licitações se reunirá em sessão aberta ao público.

Os projetos serão divulgados no site  da Prefeitura Municipal de Leopoldina, no endereço eletrônico: www.leopoldina.mg.gov.br e em exposição no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira para votação que ocorrerá no prazo de 07(sete) dias úteis. O resultado será divulgado dois dias úteis após o encerramento da votação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3449-6283 no horário de 07:00 às 16:00 horas, nos dias úteis
Clique aqui para ver a Chamada Pública de projeto de pintura


 
Um registro histórico do prédio da Prefeitura Municipal de Leopoldina

Uma foto antiga do prédio da Prefeitura de Leopoldina(Foto Jarbas )

José Luiz Machado Rodrigues e Nilza Cantoni(*)

O edifício onde está instalada a Prefeitura Municipal de Leopoldina teve sua construção iniciada na década de 1860 pelo capitão João Gualberto Ferreira Brito, para residência de sua grande família.

Foi adquirido por José Cesário de Castro Monteiro de Barros, provavelmente antes de concluída a construção. José Cesário de Castro Monteiro de Barros foi casado com sua parenta Augusta Cândida Monteiro de Rezende com quem teve uma única filha, Maria da Purificação Rezende Monteiro de Castro, que por sua vez casou-se com seu parente Quirino Ribeiro Monteiro de Rezende e este casal não teve filhos.

Em abril de 1895, decreto do Agente do Executivo autorizou a abertura de um crédito extraordinário para complementar outro anteriormente votado, e com o qual se faria a compra de um prédio para a Câmara Municipal.
Foi escolhido este prédio, que se encontrava sem moradores desde o falecimento de seu último proprietário. A venda do prédio para o município foi realizada por Quirino Ribeiro Monteiro de Rezende.

Em maio de 1895 a Câmara Municipal transferiu-se para o palacete, localizado na então rua Primeiro de Março, que até 1881 chamava-se Teophilo Otoni e era um prolongamento da rua Direita, sendo atualmente a rua Lucas Augusto.
Até o início deste ano de 2007, o prédio abrigou os poderes Legislativo e Executivo do Município (Câmara e Prefeitura). Hoje, funcionam no local o Gabinete do Prefeito Municipal e algumas Secretarias Municipais.

Veja matérias relacionadas nos links abaixo:
http://www.cantoni.pro.br/ruas/incendio.htm

(*)Pesquisadores e historiadores, membros da Academia Leopoldinense de Letras e Artes e colunistas do jornal Leopoldinense.


Fontes> Diário Oficial dos Municípios Mineiros e Arquivo do Jornal Leopoldinense e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »