05/11/2019 às 07h35min - Atualizada em 05/11/2019 às 07h35min

Equipe do CEFET Campus Leopoldina participa da maratona de programação da Embrapa

Após uma semana acampados na sede da Embrapa Gado de Leite, cerca de 100 estudantes apresentaram, na sexta-feira, 1º de novembro de 2019, as soluções digitais para problemas da pecuária de leite no Brasil. Os estudantes (curso técnico, graduação e pós-graduação), participaram do Vacathon, uma maratona de programação idealizada pela Embrapa que envolveu 25 instituições de ensino de vários estados brasileiros, entre elas o Cefet-MG Campus de Leopoldina.

Esta é a terceira edição do Vacathon. Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, os trabalhos dos estudantes têm ficado cada mais criativos e próximos da realidade da pecuária de leite nacional.  As propostas versam sobre seleção de mão de obra, nutrição animal, qualidade do leite e mastite, comércio de produtos lácteos etc (veja tabela abaixo as equipes e soluções em ordem alfabética).
No período em que as equipes ficaram desenvolvendo os projetos, os estudantes receberam a mentoria de pesquisadores da Embrapa e representantes das empresas parceiras. Além disso, participaram de dois bootcamps (campo de treinamento): o primeiro, no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, onde conheceram diferentes sistemas de produção e aspectos de uma fazenda leiteira. Depois visitaram um laticínio (Instituto de Laticínios Cândido Tostes).

O Vacathon faz parte do Ideas for Milk, evento criado pela Embrapa Gado de Leite com a proposta de fomentar um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo. O objetivo é que os estudantes tenham contato com a atividade rural e criem startups voltadas para os problemas da produção leiteira. Segundo o chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, “as startups voltadas para o agronegócio (agtechs) chamam atenção de investidores, pois esse é um mercado de baixa concorrência, que gera muita riqueza”.



Solução apresentada durante o Vacathon: CEFET-MG (Campus Leopoldina) – Leitech - Solução para integrar o Produtor e a Indústria por meio da Coleta 4.0. A base do processo é a criação de um sensor de fluxo de baixo custo, possibilitando a instalação diretamente na ordenhadeira canalizada já instalada, tanto para o produtor que usa tanque vertical quanto horizontal. O Leitech captura, portanto, o volume que vai para o tanque e monitora a temperatura do leite até o momento da coleta. O produtor tem essas informações na palma da mão, além de visualizar no tanque localmente. O Leitech é uma solução modular e que busca agora a integração com sistemas já consolidados no mercado.

Resultado Final
Categoria Ouro
1o. ESALQ/USP – Piracicaba / IF SP Piracicaba
2o. IF Sudeste de MG Juiz de Fora
3o. UEG
4o. PUC Minas BH
5o. UFSM
Categoria Prata em ordem alfabética
* Cefet-MG Leopoldina
* IF Sul de MG
* Parque Científico e Tecnológico Chapecó@
* UFJF
* UFV
Categoria Bronze em ordem alfabética
* CES/JF
* EPAMIG ILCT / IF Sudeste de MG Juiz de Fora
* IF Sudeste de MG Rio Pomba
* PUC Minas Betim
* UFERSA
* UFES
* UFLA
* UFMG
* UFRJ
* UFRPE

O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, Danone, IBM e Microsoft.



Imagens do evento
O registro fotográfico de todos os dias do Vacathon, incluindo fotos dos times vencedores, está disponível no Flickr.
Acesse: https://www.flickr.com/photos/embrapa/albums/72157711544707593
Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/47851858/time-da-esalqusp-e-if-sao-paulo-piracicaba-sp-vence-a-maratona-de-programacao-da-embrapa

Adaptado da coluna de Rubens Neiva (Embrapa) / Rodolfo Vieira (Texto Comunicação)Embrapa Gado de Leite


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »