10/11/2019 às 09h58min - Atualizada em 10/11/2019 às 09h58min

Evento realizado em Leopoldina discute ‘Novos rumos para a educação’.

Os palestrantes falaram sobre vivências baseadas no comportamento dos alunos e professores, desmistificando paradigmas e propondo uma nova abordagem.

João Gabriel B. Meneghite
O Conhecer Educação e Cultura e o Instituto Brasileiro de Educação Moral promoveram palestras para debater os 'NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO', trazendo a Leopoldina o fundador do Instituto, o escritor e educador Marcus de Mario e José Pacheco, criador da Escola da Ponte.

Representantes de secretarias de educação da Zona da Mata e de outras regiões, educadores da rede pública e privada de ensino, além de autoridades e outros interessados estiveram presentes no Clube do Moinho na manhã de sábado, 9 de novembro de 2019, para assistir as palestras dos pedagogos cujas experiências exitosas são referências.

Durante a abertura, foram apresentados ao público os alunos que participam de projetos educacionais  dos quais o Centro Educacional Conhecer participa, a exemplo do movimento de escoteiros e oficina de circo. Também foi exposto um mural apresentando as diversas atividades pedagógicas realizadas pela escola, que foi reconhecida pelo Ministério da Educação como instituição de referência para a inovação e a criatividade na educação básica.

Os palestrantes falaram sobre vivências baseadas no comportamento dos alunos e professores, desmistificando paradigmas e propondo uma nova abordagem. 


Marcus de Mario  é conhecido por desenvolver a Pedagogia da Sensibilidade, a Escola do Sentimento e outros projetos propostos pelo IBEM, reunindo educadores voltados para a educação transformadora que trabalham junto com os professores e a escola.  

Falou sobre experiências  do cotidiano e concluiu sua apresentação dizendo que a proposta é fazer da escola uma organização viva, de seres humanos, que interagem, que aprendem, que se amam “Como disse a Associação Americana de Administradores Escolares, na década de 1990, as novas gerações do século XXI precisam aprender a colocar em prática a regra de ouro da educação, que nada mais é do que fazer para os outros aquilo que gostaríamos que fizessem para nós”, comentou.


O português José Pacheco é o fundador da Escola da Ponte, baseada em valores como a liberdade, responsabilidade e solidariedade. É crítico do tradicional sistema de ensino e propõe uma metodologia de preparação do aluno para a cidadania, mas demonstrou que é preciso rever muitos conceitos. Ele considera que o professor não ensina o que sabe, mas transmite o que é. Durante a sua fala, fez muitas reflexões sobre a educação e ações para a mudança do atual cenário.

Pacheco fez um desafio para a criação de um núcleo com objetivo de construir juntamente com os educadores um projeto na região, instigando o público para uma mobilização. Ele deixou o seu contato à disposição de todos para dar prosseguimento às conversas e pretende voltar a Leopoldina no próximo ano com a esperança de iniciar os trabalhos.   

Aparecida das Graças B. Nunesa é diretora do Conhecer Educação e Cultura e comentou que há muitos anos a escola propõe metodologias de educação humanizada. Ela considera que a proposta de implantação de um núcleo em Leopoldina sempre foi um sonho que está prestes a ser realizado. "Muitas universidades poderão abraçar essa ideia junto com a gente e estamos muito confiantes que vamos ter esse polo em Leopoldina. Há muitos anos propomos essa cultura de educação humanizadora, mas acredito que, com a participação de outras instituições, o projeto vai prosseguir", comentou.

Realização: 

Conhecer Educação e Cultura
Instituto Brasileiro de Educação Moral
 
Apoio: 
Prefeitura Municipal de Leopoldina
Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina
Universidade Estadual de Minas Gerais.
 
Patrocínio: 
Faculdades Integradas de Cataguases
Colégio Carmo de Cataguases.
Apogeu Novo Horizonte.
UniCesumar
IMAN
Clube do Moinho
Energisa
Colégio Imaculada Conceição
Colégio Equipe
Dr. Delano Carlos Carneiro
Grupo Metra
OAB
Rafa Baterias
Associação Médica de Leopoldina
Integrar Desenvolvimento Humano
Paf-Pax
Faculdades Doctum
Ratinho Peças e Serviços
Terré Bike
 
Confira a galeria de fotos

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »