29/11/2019 às 08h21min - Atualizada em 30/11/2019 às 12h59min

Waldair Costa demonstra preocupação com os veículos da Secretaria de Saúde

Sempre leal a seus princípios e dono de um perfil conciliador e de diálogo, Waldair Barbosa Costa considera imprescindível a função de fiscalização exercida pelo vereador.

Parte da frota veículos da Prefeitura de Leopoldina
Instrumento largamente utilizado pelos parlamentares leopoldinenses, o requerimento de informação objetiva obter dados sobre determinadas situações ligadas ao Poder Público. A competência para requisitar informações dos órgãos administrativos é inerente à Câmara Municipal no desempenho da sua função de fiscalizadora do Poder Executivo.
 
Neste sentido, Waldair Barbosa Costa, atual presidente do Legislativo Municipal, elaborou dois requerimentos solicitando informações à Prefeitura Municipal sobre o estoque de pneus da Administração e a frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde.

Sempre leal a seus princípios e dono de um perfil conciliador e de diálogo, Waldair Barbosa Costa considera imprescindível a função de fiscalização exercida pelo vereador. “Fiscalizar é o dever de todos os parlamentares, independente se este for da situação ou da oposição”.
 
Consciente dessa prerrogativa legislativa, Waldair Barbosa Costa elaborou dois requerimentos solicitando informações ao Executivo, mais especificamente às Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços Urbanos. Nesta iniciativa, ele foi acompanhado pelo vereador Pastor Darci José Portella que também foi autor das proposições.
 
No Requerimento nº 117/2019, foram solicitadas informações acerca dos veículos que compõem a frota da Secretaria Municipal de Saúde. Os vereadores pediram o envio da relação completa de todos os veículos, detalhando marca, ano de fabricação, placa, modelo e nome do motorista. Eles também questionaram quantos e quais veículos se encontram em manutenção, o tipo de serviço que está sendo realizado, a data de início, o modelo do veículo e desde quando foi detectada a necessidade da manutenção.
 
Waldair Costa indagou ainda se os veículos em manutenção continuaram a trafegar após ser detectado o problema e se há um planejamento para a manutenção dos veículos. O parlamentar salientou que os veículos que integram a frota da Secretaria de Saúde precisam estar em dia com a manutenção preventiva, reparos e consertos para que não seja comprometida a qualidade dos serviços oferecidos à população.
 
“São muitos os pacientes que se dirigem a outras cidades para tratamento de saúde, tanto para realizar consultas médicas como para terapias específicas. É dever do município zelar pela integridade física dos pacientes e dos motoristas. Veículos com revisões periódicas oferecem maior segurança nestas viagens”, afirmou Waldair.
 
Através do Requerimento nº 123/2019, os vereadores questionaram a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Urbanos, se o município mantém um estoque de pneus e câmaras de ar, onde são guardados e quando foram adquiridos. Também foi solicitado o envio da cópia da nota fiscal, empenho e comprovante de pagamento, além do número do processo licitatório e os nomes das empresas que participaram do certame.
 
Ao justificar sua iniciativa, Waldair Barbosa Costa explicou que a intenção é verificar como é feito o controle de estoque de pneus pela Prefeitura. Segundo ele, um sistema de controle de estoque bem feito exige medidas duras que proporcionarão considerável diminuição no número de troca de pneus e peças. “Isso evitará desvios e desperdícios, garantindo economia aos cofres públicos”, salientou o vereador.
 
O atual presidente do Legislativo enfatizou que uma das atribuições da Câmara Municipal, por intermédio de seus vereadores, é o exercício da fiscalização das ações do Poder Executivo Municipal no que tange ao interesse público. “Para que essa vigilância ocorra de forma harmônica, nós precisamos de informações consistentes, para dar andamento em nossas atividades. Não estamos aqui apontando erros, apenas verificando se os procedimentos adotados pelo Município estão dentro da normalidade e alcançando os objetivos estabelecidos”, concluiu Waldair Costa.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »