01/12/2019 às 13h03min - Atualizada em 01/12/2019 às 13h03min

Centro Cultural terá 1º Festival de Cinema Infantil a partir de terça-feira, 3 de dezembro

Serão 4 dias de programação gratuita voltada para crianças de 04 a 10 anos de idade fortalecendo o protagonismo infantil.

É TUDO CRIANÇA é o primeiro Festival de Cinema Infantil a ser realizado na cidade de Leopoldina. O festival tem como temática o universo da infância, percebendo sua diversidade, e promovendo de maneira lúdica o acesso e a experimentação com o cinema. Contribuindo fortemente para o acesso das crianças da cidade ao cinema, o É TUDO CRIANÇA propõe um desenvolvimento cognitivo e fortalecimento do senso estético das crianças, através da fruição de programação de Sessões educativas Sessões Especiais e Oficinas durante 4 dias de programação gratuita.
 
O festival será realizado no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira (antigo Fórum) e atenderá cerca de 1.000 crianças de 04 a 10 anos de idade durante os dias de programação. O Festival É TUDO CRIANÇA é a primeira ação cultural na cidade que insere o cinema, histórica e economicamente valorizado em nossa região, como programação cultural voltada especialmente para o público infantil.
 
As crianças participantes virão em turmas de diferentes escolas públicas e particulares da cidade para participar de sessões educativas de filmes infantis e Oficinas de Cinema e Desenho, fortalecendo assim o protagonismo infantil e contribuindo para a formação ampla das crianças.
 
Para aprimoramento da recepção dos filmes da programação, será realizado debate coletivo após cada sessão educativa, seguido de Oficina de Desenho, explorando ao máximo a percepção e expressão das crianças para com os filmes assistidos. Propomos um impacto significativo a curto e longo prazo na cultura infantil do município, prevalecendo a troca e a comunicação não violenta entre os seres humanos.
 
O Festival visa promover a valorização e o acesso à cultura cinematográfica voltada para o público infantil, favorecendo as relações afetivas, a compaixão, o respeito, as trocas  de saberes, o bom convívio social e a relação entre educação e cinema, tão necessária para os tempos tecnológicos atuais. Acreditamos ser o É TUDO CRIANÇA o primeiro contato com a tela grande para muitas crianças do município, e criaremos a ambiência necessária para a fruição ampla com o mundo mágico da sétima arte. A programação voltada para o público infantil valoriza esta fase da vida como construtora de potencialidades diversas para o mundo adulto, e inserir programações de arte e cultura que favoreçam o protagonismo e a livre experimentação, provocam nas crianças a curiosidade pelos saberes e acentuam a expressão criativa individual. O cinema será respirado novamente na cidade de Leopoldina, com filmes de curta, média e longa-metragem lançados nos últimos 02 anos no Brasil, protagonizados por crianças, e com temáticas que envolvam o universo infantil e suas relações com o mundo
 
.
PROGRAMAÇÃO

SESSÕES EDUCATIVAS
- Público de 800 crianças de diversas escolas do município;
- 08 sessões.

Exibição de filmes nacionais de curta e média-metragem voltados para o público infantil recém-lançados no país, e em circulação em grandes festivais nacionais e internacionais. Após as sessões será realizado debate sobre os filmes, onde as crianças poderão se expressar e dialogar sobre suas impressões sobre os filmes, eleição do melhor filme pelo júri popular infantil, onde a votação será realizada pelas crianças, e posteriormente atividades lúdicas de Desenho para aprimoramento expressivo sobre o que aprenderam e mais gostaram com os filmes. Dentre as Sessões Educativas realizaremos uma sessão especial sobre meio ambiente.

Sessão Educativa Natureza

Sessão com filmes que retratem as relações do homem com o meio ambiente e da experimentação de crianças com a mundo mágico da natureza. Após a sessão será realizado bate bato sobre os filmes com profissional do Instituo Estadual de Florestas, seguido de doação de mudas nativas da mata atlântica e material pedagógico.

SESSÃO DE ABERTURA

- Público de 100 pessoas; - 01 sessão Exibição do filme O menino no espelho, com a presença do diretor Guilherme Fiúza. O filme conta a história de Fernando, uma criança sonhadora e é baseado na obra homônima do escritor Fernando Sabino, cujos familiares são imigrantes italianos que vieram para Leopoldina. O filme tem uma cena gravada no Ginásio de Leopoldina. OFICINAS DE CINEMA “EU CURTO UM CURTA”
- Público de 60 crianças;
- 04 turmas com 04 horas de duração cada.
04 Oficinas de audiovisual “Eu curto um curta”, com duração de 04 horas cada, onde serão trabalhadas a relação das crianças com os patrimônios da cidade.
*Todos os curtas-metragens produzidos serão exibidos no encerramento do Festival, e posteriormente publicados na internet.

OFICINA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO “BRINCADEIRAS ANIMADAS”

- Público de 60 crianças;
- 04 turmas com 04 horas de duração cada.
04 Oficinas de Cinema de Animação “Brincadeiras animadas”, onde será trabalhado de maneira lúdica a técnica primordial do cinema - a animação - percebendo os modos e objetos de brincar das crianças participantes.
*Todos os curtas-metragens produzidos serão exibidos no encerramento do Festival, e posteriormente publicados na internet.

OFICINA DE DESENHO “DESENHANDO FILMES”

- Público de 800 crianças;
- 08 turmas provenientes das Sessões Educativas, com 01 hora de duração cada.
08 Oficinas práticas de desenho “Desenhando filmes”, realizadas após as sessões educativas com o objetivo de promover as crianças como criadores de narrativas através da linguagem do desenho, proporcionando assim um significado maior para as imagens que viram nas telonas.
*Todos os desenhos realizados serão expostos no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, no último dia do Festival.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

- Público de 200 pessoas;
- 02 sessões.
- Exposição de Desenhos realizados pelos participantes das sessões educativas;
- Sessão de premiação onde serão anunciados os Melhores filmes escolhidos pelo júri popular, formado por crianças participantes das Sessões Educativas; - Sessão de exibição dos 08 filmes realizados pelas crianças a partir das Oficinas de Cinema do Festival. FICHA TÉCNICA
Idealização, coordenação e produção – IANO ALMEIDA OLIVEIRA
Curadoria – IANO ALMEIDA OLIVEIRA
RAFAELLA PEREIRA DE LIMA
Assistente de produção – PAULA CHAVES GARCIA (manas produções)
Oficina de cinema “Brincadeiras animadas” – MÍRIAN ROLIM
Oficina de cinema “eu curto um curta” – RENATTA BARBOSA
Oficina de desenho “desenhando filmes” – ZEZÉ SALLES
Cobertura fotográfica – ITALO ALMEIDA FOTO
Músicas – RUBINHO DO VALE
Identidade visual – GUSTAVO ESTÊVÃO
Ilustração – ALEX BADARÓ
Projeção – JULIANO BRAZ KIBE

REALIZAÇÃO

Prefeitura Municipal de Leopoldina
Iano Almeida Oliveira

PARCERIA INSTITUCIONAL

Secretaria Municipal de Cultura
Secretaria Municipal de Educação
SindUte
Academia Leopoldinense de Letras e Artes
Polo Audiovisual da Zona da Mata
UEMG Leopoldina
Instituto Estadual de Florestas
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »