04/12/2019 às 07h01min - Atualizada em 04/12/2019 às 07h01min

Grupo M.A.T.O realiza confraternização no sábado, 7 de dezembro, no Morro do Cruzeiro

O Grupo realiza, nesse dia sua Campanha de Natal recolhendo doações de brinquedos, que serão distribuídos no Bairro Limoeiro, e roupas infantis para a Casa do Aconchego.

Por Marcia Vaz Barbosa (*)
O Grupo M.A.T.O.( Montanhismo, Acampamento e Trekking Organizados) este ano preparou  sua confraternização para o sábado,  dia 7 de dezembro, com  eventos especiais. Abre sua programação com a palestra ‘Alimentos Conscientes na Montanha’, ministrado pela Érika, do Projeto Veg Ideias, no Centro Cultural Mauro de Almeida, às 9 horas. A partir das 14 horas, terá o plantio simbólico de árvores nativas no Morro do Cruzeiro, em Leopoldina. Depois disso, a festa será embalada ao som de DJ Chicão, Marcos Alves e Luquini e o fechamento do evento será com a Banda Carmim, da nossa Thaylis Carneiro.

Realiza, nesse dia, sua Campanha de Natal, onde recolhe doações de brinquedos, que serão distribuídos no Bairro Limoeiro, e também são recolhidas roupas infantis usadas,  doadas para a Casa do Aconchego .

GRUPO M.A.T.O. na I Semana Florestal de Leopoldina

O Grupo M.A.T.O.( Montanhismo, Acampamento e Trekking Organizados) abriu a I Semana Florestal de Leopoldina em setembro passado,  com a participação da Campanha “Montanha Limpa” , que este ano foirealizado no Morro do Cruzeiro, recolhendo cerca de 50 quilos de lixo no local. O Semana foi organizada pela Ong Minas Vida e pelo IEF , e conta com apoio do  CLVL ( Clube Leopoldinense de Voo Livre), Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Conhecendo o Grupo  M.A.T.O.

Criado em 2015, por um grupo de pessoas que apreciam e respeitam a natureza,  e que perceberam que a troca de experiência, o conhecimento e a segurança são fundamentais para o sucesso das caminhadas e trilhas.  A aventura passou a ter organização: assim surgiu o M.A.T.O.!

Hoje o grupo é composto por cerca de 1200 integrantes, a maioria da cidade de Leopoldina e região , mas também tem membros de outros estados.

Além de trilhas e caminhadas, que sempre terminam em cachoeiras da região ou pontos  de extrema beleza natural, o grupo tem foco em questões ambientais  e sociais. Participa da Campanha Sulamericana  “ Montanha Limpa” há alguns anos , percorrendo áreas entorno da nossa cidade, coletando lixo e dando destino certo a ele.

Além disso, afixa placas educativas na cidade , como no leito do córrego “ Feijão Cru” , e em pontos turísticos como Morro do Cruzeiro, Usina Maurício e cachoeira Poeira D´água, já cantada e encantada pelo nosso Serginho do Rock.

Para confecção dessas placas, são realizadas campanhas de arrecadação, como shows musicais no Morro do Cruzeiro, com músicos locais e que também são integrantes do M.A.T.O.

Outras ações do grupo são: organizar campanhas para arrecadação de brinquedos, distribuídos no natal para crianças carentes da cidade; organizar plantio de mudas nas trilhas percorridas, sempre orientados no plantio de mudas adequadas ao local; organizar  grupos para acampamentos.

O grupo está começando um movimento para fazer parte do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, que abrange a Zona da Mata Mineira, para que no futuro possa oferecer profissionalmente  seus conhecimentos.

Quem tiver interesse de conhecer mais o grupo (e participar), pode entrar em contato pelo (32)99139-0158, com Jardell Peixoto, ou pelo Facebook do M.A.T.O.

(*) Assessora de Comunicação voluntária e membro do grupo
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »