08/12/2019 às 08h41min - Atualizada em 08/12/2019 às 08h41min

Minicursos de gastronomia são realizados em Leopoldina

Foram ofertados aos profissionais do segmento de alimentação como bares, restaurantes, lanchonetes, açougues e padarias a qualificação e aperfeiçoamento técnico.

João Gabriel B. Meneghite
Após a capacitação, uma senhora de Leopoldina decidiu estudar mais e empreender no segmento de trufas para festas – essa é uma de várias histórias que demonstram as inspirações de pessoas que participam das palestras, mionicursos e wokshops do SENAC Minas, que esteve em Leopoldina com a sua unidade móvel denominada ‘Carreta Escola Gastronomia’, que ficou estacionada em frente a sede da ACIL - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina, no centro da cidade, entre os dias 2 e 7 de dezembro de 2019.

Foram ofertados aos profissionais do segmento de alimentação como bares, restaurantes, lanchonetes, açougues e padarias a qualificação e aperfeiçoamento técnico, contribuindo com a melhoria da oferta de produtos e prestação de serviços no município, visando atender à demanda local de turismo, lazer e eventos.

A pedido da Prefeitura a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade Projeto de Lei que autorizou o repasse de recursos financeiros no valor de R$7.200,00 à Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Leopoldina – ACIL para a realização de cursos de gastronomia do SENAC de forma gratuita.

Estiveram presentes em Leopoldina instrutores do SENAC Minas entre eles, José Geraldo Nogueira, que é mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Ele ministrou uma palestra sobre ‘Desenvolvimento de Lideranças’ no dia 3 de dezembro;

Já Luiz Antônio de Souza Dimas atua na formação de garçons, maitre e serviços de cozinha há 20 anos e contribuiu com um workshop sobre ‘Excelência no Atendimento em Serviços de Bares e Restaurantes’;

A orientadora de curso do Senac Scheila de Freitas Silva Rosso atua na área de gestão, contabilidade e administração. Na ocasião ela ministrou uma palestra com o tema ‘Administração de Compras e Estoques: eliminando desperdícios, otimizando resultados’;

As aulas práticas de gastronomia foram o ponto alto do evento, sendo ministradas pelo chef Laudinei Tadeu do Carmo, instrutor de formação do Senac Minas. Foram vários workshops aplicados ao longo da semana, com a participação de 150 pessoas.

Ele trabalha há 32 anos no segmento, sendo 28 como professor do Hotel Senac Grogotó, considerado o primeiro empreendimento escola da América Latina, localizado no município mineiro de Barbacena.

Ajudou a formar muitas pessoas, contribuindo com o sonho de ‘trilharem o caminho’ da gastronomia, seja trabalhando em casa, em restaurantes ou sendo dono do próprio negócio. Alguns de seus ex-alunos trabalham em diversos países como Portugal, Espanha e França.

Foi professor de cozinheiros que participaram de programas de televisão como o Master Chef, entre outros.  Também deu aulas para o mineiro Felipe Oliveira, dono de restaurante em Tiradentes, que busca a releitura dos pratos tradicionais de seu estado. É um dos participantes do programa ‘Mestre do Sabor’, da Rede Globo.

Prático, simples e didático o chef Laudinei foi muito elogiado pelos alunos que aprenderam técnicas de manipulação de alimentos, corte e preparo de carnes, confecção de pão, bolo, rosca, bombons, trufas, salgados, docinhos para festas e diversas outras oficinas especializadas.

“Aprendemos muito em poucas horas. É um ótimo professor, simples, fala a língua da gente e nos deixa muito à vontade. Agradeço pela oportunidade e se tiver mais cursos vou participar. Saber nunca é demais.”, elogiou a costureira Rosana Maria Silviano, de 58 anos. Atualmente ela faz comida para festas de casamentos, aniversários de 15 anos e batismos.

Maria Aparecida Malaquias tem 63 anos e já trabalhou como cozinheira no Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo em Portugal. Recentemente retornou para Leopoldina e pretende reabrir sua empresa especializada em comidas na linha fitness e produção de doces e salgados.

Ela elogiou a iniciativa e disse que sempre buscou capacitação. “Aqui em Leopoldina deveria ter um lugar onde possamos estudar culinária. Existem tantos galpões que poderia abrigar a sede de uma escola especializada. Queremos sempre aprender mais, nunca sabemos tudo. Esse curso de hoje foi excelente, o professor é muito bom para ensinar e aprendemos rápido”, comentou.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina (ACIL) Jairo Seoldo comentou que desde o início de sua gestão tinha iniciado conversas com o representantes do SENAC Minas. Sua diretoria conseguiu viabilizar juntamente a Prefeitura Municipal de Leopoldina e apoio da Câmara de Vereadores, os cursos e palestras voltados aos trabalhadores de bares, restaurantes, supermercados, açougues, empreendedores individuais e pessoas interessadas em aprender mais sobre técnicas de gastronomia e outros temas.
Chef Laudinei e Jairo Seoldo.

Jairo explicou que a ACIL sediou neste ano a Oficina do Futuro, do SEBRAE, culminando no estudo e realização do 1º Forum de Turismo de Leopoldina, que discutiu assuntos sobre o atendimento e melhoria da qualidade na oferta de produtos e serviços para os turistas, a exemplo da gastronomia, que é um dos pontos fortes do turismo brasileiro, principalmente em Minas Gerais, justificando a realização de eventos do gênero. Disse ainda que foi feita uma pesquisa para saber quais cursos deveriam ser realizados, atendendo os anseios dos interessados.

Seoldo comentou  ainda que o chef Laudinei está sendo cotado para ajudar na preparação dos pratos típicos da culinária italiana na Festa do Imigrante Italiano de Leopoldina, que será realizada em maio de 2020. 




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »