17/12/2019 às 15h13min - Atualizada em 17/12/2019 às 17h19min

Dr. Antonio Márcio Lisboa venderá seus livros em Leopoldina de 24 de dezembro a 6 de janeiro

Os 12 livros que escreveu são indicados para pais, famílias, colégios e creches sendo dois deles para educar crianças evitando que elas se tornem marginais.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa durante lançamento de um de seus livros(Divulgação)
Um dos pediatras mais famosos do mundo, o leopoldinense Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa, completará 93 anos no próximo dia 06 de janeiro de 2020.  Há muitos anos radicado em Brasília(DF) ele vem passar as festas de fim de ano em Leopoldina onde chega na véspera do Natal permanecendo na cidade até o dia de seu aniversário.

Em contato com o Jornal Leopoldinense, ele disse que vai aproveitar a viagem a sua terra natal  para vender exemplares de quase todos os 12 livros que escreveu ao longo de sua vida, autografados, todos indicados para pais, famílias, colégios e creches sendo dois deles para educar crianças evitando que elas se tornem marginais, que lhe valeu uma homenagem do Ministério da Justiça há alguns anos. Segundo o Dr. Antônio Márcio, ele pretende vende-los a preços promocionais em sua residência à  Rua José Peres nº 35 (próximo ao Posto V8), no horário de 10:00 às 16:00 horas.

Conheça um pouco da vida do Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa

Nasceu em Leopoldina, Minas, em 6.01.1927. Filho de Irineu Lisbôa e Cinira Ribeiro Junqueira Lisboa; Curso de Medicina na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (1945-1950). Interno Oficial da 5a Cadeira de Clínica Médica e Acadêmico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Presidente das Comissões de Festas do Termômetro e Formatura. Assistente da Cadeira de Pediatria da Faculdade Nacional de Medicina. Em 1951, 1º lugar no concurso para médico da Aeronáutica. Estagio no Walter Reed Hospital, Washington.

Em 1956, pediatra do Hospital dos Servidores do Estado (HSE). Lotado na Maternidade e Policlínica Alexander Fleming (MPAF), chefiou a pediatria por eleição, foi vice-diretor e fundou o primeiro centro de estudos perinatais do país.  Em 1956, bolsista do Instituto Oswaldo Cruz. De 1961-1967, chefiou o Berçário do HSE, onde organizou e coordenou o primeiro curso para formação de neonatólogos no Brasil. Em 1967, transferiu-se para a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade de Brasília (UnB). Na Unidade Integrada de Saúde de Sobradinho (UISS) implantou projetos pioneiros como: o atendimento aos recém-nascidos em função do risco, mãe acompanhante, ensino por módulos e por objetivos, colocação dos alunos na comunidade, ensino integrado com Psicologia, Sociologia e Antropologia. Criou as disciplinas de Neonatologia e Crescimento e Desenvolvimento, posteriormente, implantados em outras escolas médicas.

Em 1972.  coordenou o Primeiro Curso Internacional de Neonatologia. Na UnB foi: Professor Titular de Pediatria, Vice-diretor da FCS, Diretor da UISS; Chefe do Serviço de Pediatria e dos Departamentos de Medicina Integral e de Medicina Geral e Comunitária; coordenador das Disciplinas de Medicina Integral de Crianças, Assistência Materno-Infantil, Crescimento e Desenvolvimento, Neonatologia, Pediatria I e II; do Internato e da Residência em Pediatria.

Em 1967, fundador, presidente, vice-presidente, secretário, do Centro de Estudos Perinatais do Planalto Central.

Em 1968, fundou e foi presidente, vice-presidente e secretário da Sociedade de Pediatria de Brasília.

Em 1989, fundou e presidiu a Academia de Medicina de Brasília.

Em 1977 entrou para a Fundação Hospitalar do Distrito Federal, onde foi Diretor da Divisão de Seleção e Controle e do Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CEDRHUS); chefe do Setor de Neonatologia e da Unidade de Pediatria, do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).  Dirigiu a Coordenação de Planejamento da Fundação do Serviço Social, onde implantou um novo modelo de atendimento às crianças até seis anos.

Em 1989 dirigiu a Divisão de Saúde Materno-Infantil do Ministério da Saúde.

Em 1985, chefiou o Serviço de Pediatria do Hospital Universitário. Coordenou os programas de Residência Médica do HSE e da FHDF; de Residência e Internato em Pediatria da UISS, do HRT e do Hospital Universitário.  Foi consultor do: Conselho Nacional de Pesquisas, Associação Brasileira de Educação Médica, Acta Pediatrica Española, Centro International de l’Enfance, Instituto Interamericano del Niño, Comissão Nacional de Residência Médica, Centro Latinoamericano de Perinatologia, Organização Pan-americana da Saúde, Ministério da Saúde, Fundação Hospitalar do Distrito Federal, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde.

HOMENAGENS

Membro Honorário das: Academia Nacional de Medicina, Associación Costarricense de Pediatria, Sociedad Peruana de Pediatria, Ramo Argentino da Academia Americana de Pediatria. Membro correspondente da Sociedad Ecuatoriana de Pediatria.  Acadêmico Titular Emérito da Academia de Medicina de Brasília. Por relevantes serviços prestados recebeu: Medalha de Prata, Assembléia Legislativa de Minas Gerais; Placa de Ouro, Fundação do Serviço Social; Placa de Prata, Programa de Aleitamento Materno do Estado do Paraná; Placa de Ouro, XI Congresso Brasileiro de Perinatologia; Medalha de Ouro.  “Mérito Henrique Bandeira de Mello”, Secretaria de Saúde do Distrito Federal; Salva de Prata, Sociedade de Pediatria de Brasília; Medalha da Ordem de Rio Branco, no grau de Oficial, Ministério das Relações Exteriores; Medalha de Prata, Hospital das Forças Armadas; Homenagem Especial nos: 8º Simpósio sobre Saúde e Medicamentos, Academia Nacional de Medicina; 4º Congresso Brasileiro de Cuidados Primários para a Infância; XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia. Medalha de Prata, Sociedade Brasileira de Pediatria, por relevantes serviços prestados ao Ensino da Pediatria; Medalha de Prata, 1º Congresso de Pediatria Brasília. Diploma de Honra ao Mérito, Rotary Clube de Taguatinga; Homenageado de Honra, Jornada Comemorativa dos 25 anos do Ensino da Pediatria, Florianópolis; Diploma de Mérito, serviços prestados ao ensino e desenvolvimento da Pediatria; Medalha de Bronze, XIX Congresso Internacional de Pediatria, Paris, França, 1989.  Placa de Prata, Academia Nacional de Medicina, Simpósio sobre a Saúde do Adolescente; Placa de ouro e prata, Sociedade de Leopoldina; Placa de Ouro e Prata, Sociedade Mineira de Pediatria; Cidadão Honorário de Brasília, Câmara Legislativa do Distrito Federal; Medalha e Diploma do Mérito Cívico, Liga de Defesa Nacional, Brasília; Diploma de Honra ao Mérito, Ministério da Saúde;. Diploma de Honra ao Mérito Sociedade Brasileira de Pediatria; Placa de Prata, Administração Regional do Lago Sul, Brasília.  Homenageado pelos: Hospital Anchieta, “Destaque Médico do Ano 2000”; Diploma do Mérito Ético Profissional, Sindicato dos Médicos do Distrito Federal; Clínica Materno-Infantil; Hospital Brasília; Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, Academia de Medicina de Brasília, colocação de seu retrato na galeria de ex-presidentes e fundador da entidade. Placa de Prata, Sindicato dos Médicos do Distrito Federal; Diploma de Honra ao Mérito Nacional, Federação Brasileira de Academias de Medicina. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA – Sócio desde 1954. De 1954 a 2000 participou de todas as jornadas e congressos brasileiros de pediatria, onde apresentou mais de 200 trabalhos. Foi membro do Jornal de Pediatria, dos Comitês de Neonatologia, Cuidados Primários, Residência Médica, Ensino, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Aleitamento Materno.

Em 1988 assumiu a Presidência da SBP. Criou o Comitê de Defesa dos Direitos da Criança e da Adolescência, a Comissão de Manuais de Atualização (12 publicados). Idealizou os Departamentos e a Academia Brasileira de Pediatria, concretizados posteriormente. Representou-a na Comissão Nacional de Residência Médica e Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.  Primeiro médico de Brasília eleito para a Academia Nacional de Medicina e para presidente da SBP.

Em 1997 foi  eleito membro da Academia Brasileira de Pediatria.Participou de 52 bancas examinadoras. Publicou 74 trabalhos. 362 artigos na imprensa leiga; 12 livros. Apresentou 378 trabalhos.

Dr. Antonio Márcio Junqueira Lisboa é membro da ALLA – Academia Leopoldinense de Letras e Artes.

Fontes> Sociedade Brasileira de Pediatria e Arquivo do Jornal Leopoldinense


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »