02/01/2020 às 13h10min - Atualizada em 02/01/2020 às 13h10min

A qual filme você assistiria, motivado pelas resenhas aqui reproduzidas?

Professora Ana Cristina Miranda Fajardo e os alunos do 7º ano da E. E. Sebastião Medeiros -2019
A partir do projeto desenvolvido nas aulas de Língua portuguesa, os alunos do 7º ano da E. E. Sebastião Medeiros, localizada no Distrito de Ribeiro Junqueira produziram resenhas críticas sobre filmes. Eles sugerem que nas férias escolares, para a diversão ficar completa, você deve assistir  a filmes e indicam  dois filmes dos quais eles gostaram!
 
Durante o ano de 2019, a professora leopoldinense de Língua Portuguesa Ana Cristina Miranda Fajardo desenvolveu, com os alunos do 7º ano da E. E. Sebastião Medeiros, com o apoio da diretora Flávia Boechat Jardim de Melo e de toda a equipe escolar, o projeto A reescrita dirigida como parte do processo de consolidação da escrita. O projeto consistiu em um recorte do macroprojeto da Profª  Drª Lucilene Hotz Bronzato (UFJF): Por uma pedagogia da escrita: propostas de soluções para problemas de escrita apresentados em situação escolar.
 
Os alunos assistiram a filmes relacionados à Mitologia Grega; produziram resenhas críticas sobre estes, tanto individual quanto coletivamente, e foram orientados a reescrevê-las a partir de roteiros de reescrita dirigida. Nesses roteiros, a professora direcionava os alunos às partes do texto que precisavam ser aprimoradas para estarem adequadas tanto ao gênero em questão quanto ao público leitor.
 
A preferência por filmes mitológicos deveu-se ao interesse dos próprios alunos pelo tema, uma vez que este foi estudado no primeiro capítulo do livro didático de Língua Portuguesa. De acordo com a aluna Mirela, “No começo de 2019, começamos a estudar sobre Mitologia Grega, uma matéria muito legal, pois vimos vários filmes sobre o assunto e aprendemos muito com isso. A partir daí, nós desenvolvemos várias resenhas e trabalhamos a reescrita delas.” Também a aluna Alice deu seu depoimento. Segundo ela, “O projeto de reescrita foi muito bom para mim, pois minha escrita ficou bem melhor e eu vi muitos filmes com meus amigos.”
 
Esse projeto possibilitou aos alunos vivenciarem situações reais de escrita, pois ler resenhas críticas faz parte do cotidiano de boa parte daqueles que desejam escolher um filme para assistir. Parte do resultado do que foi produzido durante a aplicação do projeto encontra-se reproduzida nesta matéria, através de duas produções. Cabe a você, leitor, convencido pelo texto, decidir qual filme prestigiar. Vote e não deixe de assistir. Vale a pena!

Fúria de Titãs

O filme “Fúria de Titãs” foi lançado em 21 de maio de 2010, possui 1 hora e 46 minutos de duração e é dirigido por Louis Literrier. No elenco, há a participação de Sam Worthigton (Perseu), Liam Neeson (Zeus), Ralph Fiennes (Hades) e Alexa Davales (Andrômeda). Esse filme apresenta vários gêneros, como fantasia, ação e história. Tem a nacionalidade dos EUA.

Começa com Perseu, ainda bebê, em um barco. Passado algum tempo, um pescador encontra a embarcação no meio do mar e acolhe o menino como um filho. Anos depois, o herói se torna um homem e seu pai adotivo revela, quando estavam pescando, que ele é filho de um deus.

É um filme muito bom, com cenas de ação e batalhas, mas, apesar da muita ação presente, o telespectador ainda espera por mais aventura, terror e animação. Por exemplo, a cena da “mão do monstro” poderia ser melhorada e poderia mostrar mais quando Perseu estava sendo atacado pelos escorpiões. Fora isso, o filme é engraçado, interessante e apresenta bastante aventura. É recomendado às pessoas acima de 14 anos.

(Texto coletivo produzido por seis alunos (Lara Fábia, Maria Eduarda, Franciele, Jorge, Joana e Iana) do 7º ano da E. E. Sebastião Medeiros -2019)
 
As grandes batalhas de Teseu
 
O filme Imortais, lançado no ano de 2011, é dirigido por Tarsem Singh e tem sua origem nos EUA. Dura 1h e 50 minutos e é recomendo a maiores de 16 anos.O filme inicia-se com Oráculo, personagem interpretada por Freida Pinto, tendo uma visão do rei Hyperion, interpretado por Mickey Rourke, libertando os Titãs que estão aprisionados no Monte Tártaro. Ela acorda muito assustada.
 
A partir daí, inicia-se o enredo, com Teseu cortando uma árvore e seu tutor (Zeus) observando-o e conversando com ele. Em seguida, o rei Hyperion invade a vila de Kalpos e mata muitas pessoas, incluindo a mãe de Teseu, que até tenta salvá-la, mas é pego pelos soldados do rei, sendo aprisionado por eles, junto com outros ladrões. Na prisão, conhece Oráculo, que o ajuda a fugir. A partir da fuga, os dois tornam-se cúmplices e juntos caem em uma aventura com grandes batalhas.
 
O filme é muito bom, pois tem muitas cenas interessantes, com bastante ação, embora merecesse um final melhor. A parte mais interessante é a que Teseu não se rende ao rei e vai para cima dele com seus soldados, conseguindo vencer a batalha. Esse filme é maravilhoso, muito bem produzido e por isso recomendado a todos.

(Texto individual produzido pela aluna Vitória de Oliveira Gonçalves do 7º ano da E. E. Sebastião Medeiros – 2019)

Enquete:

Aproveite a oportunidade para dinamizar essa matéria. Utilize o espaço que o Jornal Leopoldinense está oferecendo e indique o filme que você sentiu interesse em assitir.
Participe da enquete:

A qual filme você assistiria, motivado pelas resenhas aqui reproduzidas?
(  ) Fúria de Titãs
(  ) As grandes batalhas de Teseu
 
  Clique aqui para votar
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »