17/01/2020 às 17h18min - Atualizada em 18/01/2020 às 11h18min

Município de Leopoldina está habilitado para ser beneficiado com novo ônibus escolar

Ministério da Educação viabiliza compra por meio do programa Caminho da Escola e do FNDE

Edição> Luiz Otávio Meneghite
O prefeito e a secretária de Educação com os últimos ônibus escolares adquiridos pela Prefeitura
O Ministério da Educação (MEC) viabilizou a compra de 6,2 mil novos ônibus escolares, por meio do programa Caminho da Escola.

Uma fonte da Prefeitura de Leopoldina informou ao Jornal Leopoldinense que o município está entre os beneficiados e breve teremos mais um ônibus transportando estudantes leopoldinenses. Trata-se de um modelo com capacidade para transportar 48 alunos.

Segundo a mesma fonte de 2013 a 2019 foram adquiridos 09 ônibus do Programa Caminho da Escola sendo alguns  adaptados com espaço para cadeirantes e acessibilidade. No mesmo período foram adquiridos 15 veículos para a Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina, sendo 09 ônibus, 03 micro-ônibus, 01 doblo, além da  aquisição de 02 veículos para atender a estruturação  da rede de serviços da SME.

Entre as melhorias dos ônibus para 2020 estão a porta de lâmina única, que possui vedação total para entrada de pó e água, o que permite o tráfego em estradas rurais de difícil acesso. Os modelos também terão um sistema aperfeiçoado de isolamento térmico do motor, o que proporciona a diminuição do calor no interior do veículo.

Todos os veículos são equipados com dispositivos de acessibilidade e seguem padrões de qualidade e segurança estipulados pelo FNDE em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Aquisição – Estados, Distrito Federal e municípios poderão adquirir os veículos por meio de atas de compras disponíveis no Sistema de Gerenciamento de Atas de Registro de Preços (Sigarp) do FNDE, autarquia vinculada ao MEC que gerencia o programa. Com o modelo de compra compartilhada a economia na compra dos veículos pode chegar a quase 40% do valor de mercado.

O programa – Desde 2007, o Caminho da Escola tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares no Brasil e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. Os veículos podem ser adquiridos pelos entes federativos de três formas: assistência financeira do FNDE, recursos próprios e por linha de crédito a ser disponibilizada por agente financeiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »