27/01/2020 às 12h38min - Atualizada em 27/01/2020 às 12h38min

Prefeitura de Ubá atualiza situação do município após chuvas

Nota Oficial 06 - Ações de resposta às chuvas em Ubá -27/01/2020

As ações de resposta às severas e intensas chuvas que atingiram Ubá no dia 24 de janeiro de 2020 seguem sendo realizadas pelas equipes da Prefeitura. O prefeito Edson Teixeira Filho decretou Situação de Emergência no município no 25 de janeiro. O Governador do Estado de Minas Gerais decretou Situação de Emergência em 47 municípios de Minas Gerais, entre eles Ubá (Decreto NE nº 33/2020).

Alerta a população: Há previsão de mais chuvas

IMPORTANTE: as doações estão suspensas. A quantidade arrecadada é suficiente para o atendimento às famílias afetadas até o momento. Agradecemos a todas as instituições, empresas e pessoas que colaboraram.

O último levantamento de dados das forças integrantes do Sistema de Comando de Operações, formado por Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Copasa e Energisa, atualizado às 10 horas de 27 de janeiro (segunda-feira), aponta que:

- O número de desalojados e desabrigados permanece o mesmo informado na Nota 04, sendo: 30 pessoas desalojadas e 3 pessoas desabrigadas.

- O número de imóveis interditados permanece o mesmo informado na Nota 05, sendo total de 10, nos bairros: Inês Grôppo, Industrial, Centro, Meu Sonho e São Domingos.

- Corpo de Bombeiros registrou, de 8h de domingo (26) até 8h de segunda (27), 12 chamadas, referentes a toda sua área de atuação (não apenas Ubá). Somente nos trabalhos de vistoria realizado pelos militares, 164 imóveis já foram visitados.

- Em relação a distribuição de água, a Copasa informa que: no bairro Cibraci, o booster foi religado e a previsão é que o restabelecimento ocorra nas próximas horas. No bairro Bom Pastor, diante de relatos de desabastecimento, foram ligados alguns poços artesianos na região da ETA Peixoto Filho para reforçar a vazão da mesma. Previsão é de restabelecimento até o final da tarde de hoje.

- A Energisa atua no desligamento de energia em imóveis e postes situados em área de risco. Durante a tarde, técnicos da concessionária farão diligências acompanhados de funcionários da Prefeitura em busca de estratégias para que as medidas afetem o menor número de residências.

- Diversas áreas da cidade que apresentaram trincas estão sendo monitoradas diariamente.

- As ações de limpeza continuam na Avenida Beira-Rio e ruas adjascentes, e na região das ruas Antônio Batista e Giovane Biscotto. A Prefeitura esclarece que as ações estão sendo feitas por prioridades, e que todas as regiões da cidade receberão as ações de recuperação e limpeza devidas nos próximos dias.

Novo boletim com atualizações do evento será encaminhado à imprensa, e publicado nos canais oficiais da Prefeitura por volta das 17h desta terça-feira (28/01/2020) ou a qualquer momento em caso de fatos novos.
 


SAÚDE

- A Secretaria de Saúde irá providenciar a vacinação contra tétano e Hepatite A, além de vermífugo , a todos os funcionários da Prefeitura e empresas terceirizadas contratadas que atuam nas ações de limpeza e recuperação da cidade em tiveram contato direto com a água ou lama da enchente.  

- Os moradores e comerciantes de áreas afetadas pela água da enchente estão sendo visitados por equipes da Secretaria de Saúde orientando sobre vacinação, sintomas e como agir em caso de sintomas de doenças relacionadas. O atendimento na Policlínica Regional e todas as Unidades Básicas de Saúde é feito normalmente. Foi feita a solicitação de contratação emergencial de mais um profissional médico para a Unidade de Pronto Atendimento Municipal 24 Horas do Hospital São Vicente de Paulo.

Trânsito:

- Em razão da interditação do tráfego de veículos na rua João Grôppo, importante via de acesso à cidade situada no bairro Inês Grôppo, a Prefeitura está implantando mão dupla de direção na Avenida Olegário Maciel, a partir da esquina com a Rua Nossa Senhora Aparecida (sentido centro). Ou seja, motoristas de veículos leves que venham de Guidoval e Rodeiro poderão passar pela ponte do Posto Zema, virar a esquerda no trevo sentido ao bairro Inês Grôppo, depois virar à esquerda acessando a Rua Nossa Senhora Aparecida (esquina com a casa de festas Play Kids), e acessar a Av. Olegário Maciel - sentido Centro. Solicita-se atenção redobrada aos motoristas e ciclistas que trafegarem pelo local em razão da mudança.

- Orienta-se aos condutores de veículos pesados que dêem preferência a passar pelo Anel Viário (Trevo do Peixoto Filho).

- Veículos pesados que acessam o Trevo do Paulino Fernandes estão sendo desviados à direita do Trevo, sentido frigorífico, passando pelos bairros Agroceres e Bom Pastor.

Interdições:

- A ponte de acesso ao bairro Fazendinha está interditada para passagem de veículos pesados.

- A ponte Major Siqueira, na rua Cristiano Roças, segue interditada totalmente para passagem de veículos e pedestres.

- A rua João Grôppo, no bairro Inês Grôppo, segue interditada para passagem de veículos. A área próxima ao número 228 foi completamente isolada, devido ao risco de desmoronamento de um prédio. O local recebe monitoramento diário.

- Na estrada da Barrinha, próximo a cachoeira, o acesso é apenas para veículos leves. A recuperação será iniciada nesta segunda-feira (27/01).

Orientações aos cidadãos

- Orienta-se às pessoas que NÃO dirijam-se para os locais afetados pelas enchentes, especialmente à Avenida Beira-Rio. A presença de curiosos prejudica os trabalhos de restabelecimento da cidade, além de caracterizar sério risco.

• Se sua casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, saia do local e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (Telefone 193);

• Não se arrisque em atravessar a pé ou com veículos as ruas e áreas alagadas.
 

Nota de Agradecimento: A Prefeitura de Ubá, em nome do prefeito Edson Teixeira Filho, rende sinceros e profundos agradecimentos a todos os mais de 160 funcionários que deixaram suas casas e famílias para empregar sua força na recuperação de nossa cidade, desde sábado. Também aos voluntários e parceiros, nossa gratidão. A todos os ubaenses que mesmo sofrendo com as consequências das chuvas respeitam nossas orientações, compreendem as ações prioritárias de cunho coletivo que precisam ser tomadas e que confiam que nossa atuação chegará a todas as partes da cidade, nossos sinceros agradecimentos. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »