29/01/2020 às 09h39min - Atualizada em 30/01/2020 às 09h39min

Waldair Costa apresenta balanço de suas atividades Legislativas

Em sua avaliação, a tarefa de gerir uma Câmara de uma cidade do porte de Leopoldina não é fácil.

Vereador Waldair Barbosa Costa, presidente da Câmara Municipal (Reprodução CML)
Prestes a iniciar mais um período de reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Leopoldina, o segundo sob sua presidência, o vereador Waldair Barbosa Costa apresentou um balanço com números de sua atuação legislativa no ano de 2019.
 
Em sua avaliação, a tarefa de gerir uma Câmara de uma cidade do porte de Leopoldina não é fácil. “Trabalhamos com austeridade financeira e planejamento, o que possibilitou um total de R$475.000,00 de restituição ao Poder Executivo, além de alguns serviços como a reforma no Salão Nobre Antônio Sérgio Lima Freire”, frisou.
 
Além de cuidar do equilíbrio financeiro no Poder Legislativo, Waldair Barbosa Costa se mostrou um vereador frequente em todas as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes, além de cumprir sua função de representação em diversos eventos no município, na capital e na região. “Ser assíduo nas reuniões é uma obrigação em respeito à população que me elegeu”, salientou.
 
Um dos momentos marcantes do ano foi a realização da audiência pública sobre o esporte leopoldinense. Segundo Waldair, o encontro mostrou como Leopoldina é grande no esporte, apesar das dificuldades apresentadas. “Foi a primeira vez que o esporte local teve a oportunidade de mostrar sua voz e esboçar um retrato das inúmeras atividades que são realizadas durante o ano”. 
 
Mesmo exercendo a presidência do Legislativo, o parlamentar foi autor de importantes matérias aprovadas em reuniões. Ao longo do ano, Waldair Barbosa Costa apresentou 34 indicações, 5 representações, 15 requerimentos, 1 projeto de resolução, além de moções de pesar e de congratulação. “É de minha autoria a sugestão para recuperação da nossa rodoviária, principal porta de entrada da cidade”, lembrou.
 
Vários trabalhos do vereador se destacaram nesse ano, como, por exemplo, a inédita inclusão dos alunos da APAE no Parlamento Jovem, iniciativa que foi elogiada pela direção estadual do programa. Cumprindo o objetivo de aproximar a Câmara da comunidade, o parlamentar recepcionou alunos de três escolas locais: Escola Estadual Luís Salgado Lima, Colégio Equipe e Faculdade Doctum durante visita ao Legislativo
 
Além disso, Waldair Costa também encaminhou pedidos no sentido de instalação de um curso de agronomia no CEFET e para liberação de transporte para alunos leopoldinenses matriculados em cursos superiores e técnicos na cidade de Rio Pomba.
 
O parlamentar ainda defendeu a isenção do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – a pessoas portadoras de neoplasia (tumor maligno) e que tenham renda mensal não superior a um salário mínimo e meio. Waldair Costa também propôs a instalação de redutores de velocidades na BR 116, nas proximidades da Cooperativa LAC, e na Avenida Madre Cândida Maria de Jesus – Bairro Roque Schettino, implantação de um programa de inseminação artificial e concessão de benefícios à inovação tecnológica em Leopoldina.
 
Sempre atento às demandas da comunidade, Waldair Costa manifestou-se contrário ao uso de bicicletas nas calçadas e conseguiu aprovar duas proposições sugerindo a colocação de placas de orientação aos ciclistas e a realização de uma campanha educativa pela Polícia Militar. “Os cidadãos estão se sentindo inseguros e desrespeitados pelos ciclistas”, afirmou.


 
O vereador falou também de suas ações em prol do distrito de Tebas  (Foto: João Gabriel Baía Meneghite)


Primando sempre pela transparência, o vereador falou também de suas ações em prol do distrito de Tebas. Segundo ele, as demandas apresentadas pelos moradores não foram apenas encaminhadas ao Executivo, mas também defendidas e cobradas. Entre seus pedidos, ele destacou: conserto dos refletores da quadra poliesportiva, poda de árvores, troca dos braços de iluminação pública, extensão do calçamento da rua Major Honório Ferreira, construção de calçamento na rua Oscar Ávila, instalação de bebedouro na Capela Mortuária, conserto de rede de esgoto em diversas ruas. Para o trevo de acesso ao distrito, foram solicitados serviços de limpeza, recapeamento em camada asfáltica, recuperação de lombadas, iluminação e placas indicativas sobre o acesso a Tebas.

Ao final, Waldair Costa mostrou-se convicto de estar dentro das diretrizes traçadas com seus companheiros de Mesa Diretora. “Estamos desenvolvendo um trabalho democrático, com muita confiança e respeito. Acredito que teremos um ano de 2020 ainda melhor”, apostou.
 
O presidente encerrou a entrevista informando que a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal em 2020 ocorrerá no dia 3 de fevereiro, às 18h15min, com transmissão ao vivo. “Não faltarão empenho e dedicação à frente do Legislativo para cumprir uma agenda política sempre em favor de Leopoldina”, concluiu.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »