13/02/2020 às 17h36min - Atualizada em 14/02/2020 às 09h52min

Planejamento estratégico e ações da ACIL são discutidas pela nova diretoria

João Gabriel Baia Meneghite
O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina Pedro Augusto Machado Monteiro (foto), recém empossado, reuniu a sua diretoria na noite do dia 11 de fevereiro, no salão de convenções Brahin Elias Sleiman, sede da entidade, para apresentar propostas de intervenções na gestão, além de algumas ações para ajudar a fortalecer a economia do município.

Ele comentou sobre importância da ACIL como membro propulsor do desenvolvimento local, destacando o trabalho de fortalecimento do associativismo e necessidade de demonstrar para os empreendedores as vantagens de ser um associado, evidenciando as constantes conquistas e entrega de valores para a classe.

Com as dificuldades inerentes ao contexto econômico, disse que é preciso elaborar estratégias de curto, médio e longo prazo visando uma instituição cada vez mais forte. Ressaltou que não é uma tarefa fácil, mas possível com a união, planejamento e muito trabalho.

Foi apresentada a intenção de adotar uma metodologia de gestão denominada CHOQUE, buscando a eficiência e eficácia nos projetos capitaneados pela entidade, que adotará procedimentos científicos e práticas empreendedoras dentro das seguintes variáveis: conhecimento, habilidade, operacionalidade, quanti-qualidade, uniformidade e efetividade.

Também foram apresentadas algumas estratégias de marketing visando divulgar os projetos existentes, bem como outras ações de parcerias que visam contribuir para uma cidade agradável, próspera e com qualidade de vida para os seus habitantes.

Projeto social

O projeto 'Amigos do Hospital' é uma união entre a Casa de Caridade Leopoldinense, ACIL, Unimed Leopoldina, classe médica e várias empresas para arrecadar recursos para reformas dos quartos e outras áreas do hospital. Na primeira fase a 'ala cirúrgica' foi contemplada com a revitalização de quatro quartos. Na segunda fase, seis quartos, uma sala de banho e o corredor da 'ala da maternidade' foram reformados. Nessa terceira fase, o projeto prevê a reforma de seis quartos, posto de enfermagem, rouparia, área de expurgo, centro de higienização de aparelhos e a criação de mais quatro aposentos. Para isso, já estão sendo disponibilizados planos de adesão para captar recursos e concluir as intervenções necessárias. Mais informações podem ser obtidas na ACIL pelos telefones (32) 3441-2896 – (32) 3441-4364 – (32) 3441- 2099.

Liquidaleo

Reúnem lojistas no centro da cidade, sendo montadas tendas ao estilo de uma feira, com exposições de produtos. O objetivo é oportunizar aos empreendedores reduzir o estoque e revigorar seu fluxo financeiro e também proporcionar aos consumidores a oferta de produtos de qualidade a preços baixos. Neste ano o Liquidaleo será realizado nos dias 12, 13 e 14 de março na Praça Felix Martins, com a inovação em sua programação de atrações culturais.

Turismo

A discussão sobre o turismo é um tema recorrente e os empresários estão cientes que alguns eventos geram divisas, impulsionando suas vendas e, consequentemente, a produção de bens e serviços, além do surgimento de novos negócios, tendo impactos econômicos positivos como a circulação de dinheiro no município. Por esse e outros motivos a ACIL tem dado destaque no assunto, para que sejam adotadas medidas planejadas para valorizar o turismo, destacando as belezas naturais de Leopoldina, município que faz parte do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras. O objetivo é desenvolver diretrizes e verificar como a entidade pode contribuir para o setor.

Festa do Imigrante Italiano

No passado, o município de Leopoldina recebeu muitos imigrantes italianos para trabalharem na lavoura. Atualmente, grande parte da população é descendente de italianos e, por isso, foi criada uma festa que relembra a cultura daquele país. A programação é abrangente e envolve diversas atividades, evidenciando a memória e suas tradições gastronômicas. A festa foi criada pela ACIL como uma forma de incentivar eventos com potenciais turísticos. Neste ano, chega à sua terceira edição e será realizada entre os dias 11 e 17 de maio. A programação ainda está sendo fechada, mas já estão confirmadas diversas atrações como o tradicional circuito gastronômico dos restaurantes credenciados e um jantar italiano no Clube do Moinho (15/05). O encerramento da festa será no dia 17 de maio com a jornada do imigrante, que terá início na Capela Santo Antônio de Pádua (Igrejinha da Onça), seguindo pela estrada da Boa Sorte até o distrito de Tebas. O encerramento da festa será com um Festival de Macarronada no distrito que acolheu o maior número de imigrantes italianos.



Outras campanhas

São inúmeras atividades de capacitação e incentivo para os associados desenvolvidas pela principal entidade que representa diversos segmentos econômicos do município de Leopoldina. Nesta reunião, a diretoria também discutiu diversas possibilidades para o impulsionamento dessas campanhas, analisando os seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, aperfeiçoando a forma de trabalhar para cativar os consumidores e gerar benefícios para a economia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »