14/02/2020 às 12h52min - Atualizada em 14/02/2020 às 12h52min

Tá chegando a hora...

Por Luciano Baía Meneghite

Programação em Piacatuba


Esta coluna já havia noticiado a participação do Grupo Sambiz no Carnaval  de Piacatuba. A Associação de Moradores do distrito agora divulgou a programação completa. No sábado, além do Sambiz a partir das 22h terá DJ Thiago Lima. Domingo tem matiné das 15 às 18h e Bloco do Burril às 20h.Às 23h show com Janaína Gentil e DJ Thiago Lima. Segunda se apresenta às 23h Batuque de Dois e Thiago Lima. Terça tem matiné das 15 às 18h com Thiago Lima e às 20 Forró Sapeka do Brasil.
 
  Pré-carnaval no Pirineus

Neste sábado,15/02 o Bar e Depósito do Magrelo promove a partir das 16h um pré-carnavalesco na Rua da Maçonaria. Pagando a cerveja o churrasco é liberado. Haverá venda de camisas do bloco Bão Igual Bosta.

Contatos com Adriana B. Severino  na Rua Joaquim Furtado de Menezes, n°26 ou Emerson Coutinho Whatsapp 99818 7686 ou 98709 6194 

As camisas são opcionais. Todos estão convidados a desfilar como quiserem. Lembrando que este ano o desfile será no 
sábado, 22/02,  a partir das 17:30. Concentração durante toda a tarde na rua da Maçonaria e Praça da Cohab Velha.  Na terça-feira gorda o bloco ficará apenas no Pirineus.


Pré-carnaval na Praça João XXIII

Também neste sábado, como já noticiamos, haverá um pré-carnavalesco do bloco Pó de Giz, a partir das 19h no Bar do Telo, localizado na Praça João XXIII no centro.

Carnazumba

Na sexta-feira,21/02, o pessoal do “Ginástica na Praça” realiza a partir das 19h o “Carnazumba”.  Acompanham o Trio Elétrico Musas da Zumba da praça Professor Botelho Reis (Ginásio) até a praça Félix Martins. A abertura será do Grupo de Dança Pérola Negra.

Só pra lembrar

Quinta feira,20/02, véspera de carnaval o Equipe Folia anima o início da noite saindo em desfile pela Cotegipe. Sábado.22/02 tem Bão Igual Bosta descendo o morro do Pirineus às 18h, também à tarde o Brejaeu & Bunecão na Mina de Ouro. Manhã de domingo é do Cooper Beer saindo do Rosário  e à noite também saindo do Rosário vem o Fajardo & Cia, Segunda a partir das 14h na esquina da Tiradentes e Cotegipe tem o Descamisados e a partir das 16h tem o Pé de Cachorro no Pirineus. Além dos blocos, shows todos os dias na Praça João XXIII e o tradicional carnaval da Praça do Urubu. Relembre a programação

Se trumbicando

É comum em Leopoldina alguns organizadores de eventos não darem muita importância à divulgação dos mesmos. Sempre abrimos espaço gratuito nesta coluna para os carnavalescos e são poucos que tomam iniciativa de enviar informações. Mesmo assim, as buscamos e divulgamos.  “Quem não se comunica se trumbica.” Dizia o Chacrinha.

Agradecimento

Às vezes fazemos algumas críticas, por querer sempre ver nosso carnaval melhor a cada ano. Podemos  discordar neste ou naquele ponto, mas sabemos da boa vontade de algumas pessoas tanto na iniciativa privada quanto na prefeitura, que muitas vezes não fazem mais por questões burocráticas, financeiras e mesmo políticas.

O Bloco Bão Igual Bosta que em 2006 começou pequeno, cresceu muito e hoje é bloco com maior número de foliões de Leopoldina. Nunca recebemos nenhum tipo de subvenção pública. Mesmo com muitas limitações financeiras, sempre fizemos nosso carnaval de forma independente. Isso não quer dizer que somos contra a participação governamental, muito pelo contrário. Verba da cultura é pra ser investida na cultura e o Município tem retorno com recolhimento de impostos. Retorno também tem o comércio, que é bom lembrar, muito pouco colabora.

Eu, Luciano e minha mãe continuamos a fazer os bonecos Gigantes por nossa conta, contando vez ou outra com alguma contribuição de amigos e simpatizantes.

A partir de 2019 resolvemos fazer camisas com alguns patrocínios para ajudar nos custos. Não paga tudo, mas ajuda.

Este ano, por sugestão da própria Secretaria Municipal de Cultura, fizemos requerimentos, não pedindo verba, mas algum tipo de suporte ao bloco. Foi nos garantida a cessão de banheiros químicos, seguranças e uma parte das camisas, sendo o pagamento destes, feito diretamente pela Prefeitura. Agradecemos o apoio.

Além disso, logo ao término do carnaval, como fazemos todos os anos, prestaremos contas de cada centavo arrecadado com patrocinadores e colaboradores.

Memória do Carnaval Leopoldinense

Lembrando um desfile muito simples de um bloco do interior, mas que a sensibilidade do jornalista Robson Leite e de seu filho Raphael viu beleza e história.
Pirineus 2009 -  "Leopoldina - Sua gente, sua música"
Enredo: Luciano Baía Meneghite, baseado no livro homônimo de Albino Montes
Samba-enredo: Ricardo Ribeiro        Intérprete: Eduardo "Exigeoton"





Vídeo experimental produzido e dirigido por Robson Leite durante o carnaval de 2009, na cidade de Leopoldina/MG, onde nasceu o cantor e compositor Noca da Portela. O bloco Pirineus usou como enredo o livro de meu pai Albino Montes, escrito em 2004. LEOPOLDINA: SUA GENTE, SUA MÚSICA é uma coletânea de memórias sobre músicos da cidade que marcaram época. Artistas talentosos como Licinho, Horácio e Jorge Cego foram o mote para um desfile emocionante. Agradeço a colaboração de Luciano, Cidinha, Lourinho e outros membros da Pirineus que me permitiram registrar um dia de folia e saudade. Usei câmeras digitais comuns, máquinas fotográficas enfim, e a qualidade do som não está grande coisa. Mas valeu pelo sentido da homenagem. Eu e meu filho Rafael deixamos pra os internautas um pouco do que foi essa história da Praça do Urubu até a Rua Cotegipe, que começou há muitos anos.


 
 
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »