14/02/2020 às 17h20min - Atualizada em 14/02/2020 às 17h20min

Fundação João Pinheiro sedia encontro da Rede de Escolas de Governo

Reunião de grupo de trabalho do Conselho Nacional de Secretários da Administração contou com representantes de 20 estados

SEGOV - Governo de Minas
Foto: Débora Drumond/FJP
Fundação João Pinheiro (FJP) sediou nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/2), o segundo encontro do Grupo de Trabalho sobre Rede de Escolas de Governo do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad). Com o tema “Como podemos fortalecer a formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos para que estejam mais qualificados para prestação de serviços públicos de qualidade?”, o evento contou com representantes de 20 estados, que buscaram delinear ações orientadas para enfrentar o desafio proposto.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, encerrou as atividades do primeiro dia de encontro, destacando a importância da integração e parcerias. “Não necessariamente toda escola de Governo precisa oferecer tudo. Temos um grande potencial e maior ganho de qualidade na sinergia da atuação em rede”, afirmou.

Para o presidente da FJP, Helger Marra, receber o segundo encontro e a primeira reunião técnica desse GT é motivo de muito orgulho e satisfação. “Nosso objetivo é atender demandas de formação de servidores públicos em nível nacional, que surgem de todos os estados. Buscamos compreender as peculiaridades dessas demandas e construir um planejamento para a oferta de cursos de forma alinhada e robusta, para alcançar a excelência que o Brasil precisa”.

Também esteve presente no evento o secretário de Administração de Tocantins e vice-presidente do Consad, Edson Cabral de Oliveira. “Realizamos nosso encontro no melhor lugar pra isso, que é Belo Horizonte, devido à experiência da Fundação João Pinheiro para a organização metodológica de como vamos discutir e debater o fortalecimento da rede de escolas de Governo para uma articulação em todo o território nacional em termos de formação, habilidades e competências dos servidores públicos”, explicou Oliveira.

O GT sobre Rede de Escolas de Governo foi instituído a partir da necessidade de aumentar a eficácia das escolas de governo dos estados e do Distrito Federal e das instituições que trabalham com formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos, além de promover o compartilhamento de conhecimentos, incentivando trabalhos em parceria. O grupo também se estrutura a fim de implementar medidas para aprimorar efetivamente a eficiência nas organizações públicas e transformar a cultura burocrática em uma estrutura hábil, voltada para a nova gestão pública e a assimilação efetiva das mudanças pelos principais agentes envolvidos.              
                                                                       
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