17/02/2020 às 16h03min - Atualizada em 17/02/2020 às 16h03min

Três mulheres foram homenageadas pela Câmara de Leopoldina

Tarcília Rodrigues Fernandes, ex-prefeita de Itamarati de Minas, a empresária Edulce Maria do Vale Costa Reis e a ex-vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz

Tarcília Rodrigues Fernandes,Edulce Maria do Vale Costa Reis e Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz
Com o objetivo de prestar homenagens a personalidades com destacada atuação no município de Leopoldina, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene no dia 15 de fevereiro de 2020. Sob a presidência de Waldair Barbosa Costa, a sessão foi prestigiada pelos vereadores Kélvia Raquel, Antônio Carlos Martins Pimentel, Flávio Lima Neto, José Ferraz Rodrigues e Pastor Darci José Portella.

A primeira honraria entregue foi a Medalha do Mérito Leopoldinense à empresária Edulce Maria do Vale Costa Reis, por iniciativa do vereador José Ferraz Rodrigues. Natural de Ribeiro Junqueira, a homenageada é professora aposentada e, atualmente, trabalha com turismo, sendo proprietária da Agência de Turismo Mundial Tour. Como membro dos Vicentinos, Edulce Costa Reis participou de várias obras sociais, como o Natal das Crianças do Bairro Limoeiro que é realizado anualmente há mais de vinte anos. A medalha foi entregue pelo vereador José Ferraz Rodrigues.

Em seguida, foi entregue o Título de Cidadã Honorária Leopoldinense à Senhora Tarcília Rodrigues Fernandes, através de proposição de autoria de Hélio Batista Braga de Castro, que justificou ausência na sessão. Natural de Itamarati de Minas, a homenageada é graduada em pedagogia e enfermagem, exerceu os cargos de vice-prefeita e prefeita de sua terra natal. Atualmente desempenha a função de secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISUM). Coube ao presidente do Legislativo, Waldair Barbosa Costa, fazer a entrega da honraria.

A última homenagem da noite foi proposta pelo vereador Pastor Darci José Portella ao conceder o Título de Cidadã Honorária Leopoldinense à professora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz. Natural de Além Paraíba, a homenageada é formada em Geografia, com especialização em Docência Superior e Ciências Políticas, Cidadania e Governação.

Lourdes Beatriz exerceu a função de professora de Geografia e História na rede pública de ensino, além de vice-diretora e diretora da Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros, de Providência. Em 2008, foi eleita vereadora no município de Leopoldina e exerceu o mandato no período de 2009 a 2012, tendo sido 1ª Secretária da Câmara Municipal no biênio 2009-2010. Participou da elaboração do Projeto Pedagógico de Criação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, bem como da pesquisa “Diagnóstico da Realidade Atual do Município de Leopoldina-MG”, como quesitos para implantação e funcionamento da Unidade Acadêmica da UEMG em Leopoldina. A honraria foi entregue pelo autor da proposição.

Em seguida, as homenageadas registraram seus agradecimentos em rápidos pronunciamentos, sendo seguidas pelos vereadores Kélvia Raquel e José Ferraz Rodrigues, além do ex-prefeito Bené Guedes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »