28/08/2014 às 09h55min - Atualizada em 28/08/2014 às 09h55min

Poeira D’Água vai se tornar Área de Proteção Ambiental

A cachoeira Poeira D’água é muito bonita e muito freqüentada principalmente no verão.

O prefeito José Roberto de Oliveira recebeu parecer favorável da Procuradoria Jurídica do Município para dispensar licitação na contratação de serviço de consultoria para levantamento de informações, a fim de subsidiar o cadastramento junto ao IEF-Instituto Estadual de Florestas, da área de Proteção Ambiental Municipal Poeira D’água. Está sendo contratada  a empresa FOCUS GESTÃO AMBIENTAL LTDA- ME, no valor de R$ 7.800,00. O ato oficial foi assinado na quarta-feira, 27/8 e publicado na edição nº 1316, de 28/8, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

 

A área pertence ao distrito de Piacatuba faz parte do complexo onde fica a Usina Maurício, que pertence à Energisa. Nela se encontra a cachoeira Poeira D’água que é   muito bonita e muito freqüentada principalmente no verão atraindo turistas de toda a região e até de fora do Estado

 

O que é uma APA

O conceito de Área de Proteção Ambiental é uma unidade de conservação destinada a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, para a melhoria da qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais. O objetivo primordial de uma APA é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, orientando o desenvolvimento, adequando as várias atividades humanas às características ambientais  que pode ser estabelecida em área de domínio público e/ou privado, pela União, estados ou municípios, não sendo necessária a desapropriação das terras. No entanto, as atividades e usos desenvolvidos estão sujeitos a um disciplinamento específico.

A APA pode abranger em seu interior outras unidades de conservação, bem como ecossistemas urbanos, e propiciar experimentação de novas técnicas e atitudes que permitam conciliar o uso da terra e o desenvolvimento regional com a manutenção dos processos ecológicos essenciais. Toda APA deve ter zona de conservação de vida silvestre (ZVS), onde será regulado ou proibido o uso dos sistemas naturais.

É uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. As condições para a realização de pesquisa científica e visitação pública nas áreas sob domínio público serão estabelecidas pelo órgão gestor da unidade.

As APAs constituem uma importante categoria de unidade de conservação, apesar da complexidade das relações políticas, econômicas e sociais presentes nas áreas, que podem abranger mais de um município. As APAs podem se tornar importantes instrumentos de planejamento regional, integrando as populações e as técnicas adequadas de manejo, independentemente de limites geográficos dos municípios, promovendo um novo estilo de desenvolvimento.

Sobre a empresa

A Focus Engenharia e Gestão Ambiental é uma empresa de consultoria de Muriaé que presta serviços de licenciamento, gestão de áreas de proteção ambiental (APA), recuperação de áreas degradadas, projetos de saneamento (ETA, ETE, usina de triagem e compostagem de lixo), educação ambiental, tombamento do patrimônio histórico, artístico e cultural, e inventário e diagnóstico turístico. A empresa tem em seu portfólio o desenvolvimento de  diversos projetos para os setores públicos e privados, com um quadro técnico constituído por engenheiros florestais, biólogos, geólogos, arquitetos, historiadores, pedagogos, e turismólogos, entre outros.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »