28/03/2020 às 09h53min - Atualizada em 28/03/2020 às 09h53min

Leitor pergunta: “por que não é informado o número de casos descartados em Leopoldina?”

Secretária Municipal de Saúde de Leopoldina dá esclarecimentos sobre casos notificados

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Um leitor assíduo do Jornal Leopoldinense, devidamente identificado junto à redação, indaga em comentário  feito no facebook: “porque desde que foi iniciada a divulgação do número de casos notificados como suspeitos de infecção pelo coronavírus, não foi noticiada nenhuma confirmação e nem o descarte de nenhum desse casos?

O Jornal Leopoldinense responde: Desde o início da pandemia foram formados dois núcleos de divulgação da evolução da doença, o Centro de Operações de Emergência em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID 19 em Leopoldina. Em ambos, as informações só dão conta dos casos notificados como suspeitos em Leopoldina, com nenhum caso confirmado, nenhum caso descartado e nenhum óbito.

Os números são conflitantes quanto ao número de casos notificados e coincidem apenas em relação ao número de casos confirmados e descartados, que é zero. Sabe-se em conversas de pé de ouvido, que o primeiro caso notificado como suspeito teria sido descartado e o diagnóstico teria apontado para um caso de pneumonia cujo paciente já recebeu alta. Mas, tal informação não foi tornada oficial como caso descartado e os números de notificações de suspeitos divulgados até agora só aumentam.

O leitor pede que o Jornal esclareça junto às autoridades, se possível, tal situação para que a população tenha informações completas e não seja vítima de fakenews.

Secretária Municipal de Saúde de Leopoldina dá esclarecimentos sobre casos notificados

A secretária municipal de Saúde de Leopoldina Lúcia Helena  Fernandes da Gama, esclareceu que a expectativa é de que nesta segunda-feira (30/03), saia o resultado do primeiro exame dos casos notificados como suspeitos de infecção pelo COVID 19, o novo coronavírus, em Leopoldina.

E disse ainda que um servidor da Secretaria de Saúde está acompanhando frequentemente um sistema onde são informados esses resultados.
"Não podemos descartar nenhum caso enquanto não chegarem os resultados oficiais", comentou.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »