05/04/2020 às 17h54min - Atualizada em 05/04/2020 às 17h54min

Sociedade de Cardiologia lança campanha sobre novo coronavírus

Ação visa informar e instruir a população, os pacientes e os profissionais de saúde quanto a medidas preventivas e de combate à Covid-19

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), diante do cenário de emergência em saúde pública devido à pandemia global de Covid-19, está lançando a campanha “De Coração, contra o Coronavírus”. A ação visa levar informação e conhecimento aos profissionais de saúde, aos pacientes com comorbidades associadas a doenças cardiovasculares e à população em geral sobre as medidas preventivas e de combate à infecção.

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, mais da metade das pessoas que morreram de Covid-19 no Brasil até o momento apresentava algum problema no coração e a SBC já havia alertado, baseada em evidências científicas, de que pacientes portadores de doença cardiovascular teriam uma taxa de letalidade de até a 10,5%.

Campanha “De Coração, Contra o Coronavírus

O objetivo da campanha é apoiar as ações do poder público de enfretamento à pandemia, informar e qualificar os médicos cardiologistas e demais especialistas com conteúdo de qualidade para auxiliá-los no tratamento dos infectados pela Covid-19 bem como esclarecer a população, principalmente os portadores de doenças cardiovasculares, dos riscos que essa doença traz e como evitá-la.

“Neste momento de crise de saúde pública, é muito importante informar aos pacientes cardiopatas sobre os riscos que correm ao se contaminarem com o coronavírus, e a necessidade de se cuidarem e se protegerem é ainda maior, seguindo seus tratamentos específicos, conforme prescrição médica. Também queremos reforçar como é fundamental a população em geral seguir o isolamento social, para evitar o contágio, e tomar todas as precauções indicadas”, explica o presidente da SBC, Marcelo Queiroga.

A estratégia de comunicação da campanha “De Coração, contra o Coronavírus” concentra-se nos meios digitais e nas redes sociais da SBC, que veicularão informações relativas aos riscos da infecção por Covid-19, principalmente aos portadores de comorbidades relacionadas às doenças cardiovasculares, e medidas de prevenção ao novo coronavírus. Serão utilizadas todas as mídias disponíveis, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube.

O primeiro vídeo, de 30 segundos, tem a participação do presidente da SBC, e sua escolha justifica-se pela demanda da população, em tempos de fake news, de busca por informação de qualidade, especialmente vindas de autoridades médicas, ainda mais se respaldadas pela seriedade e tradição da SBC.

O segundo vídeo é voltado aos médicos cardiologistas, com o objetivo de valorizar, levantar a autoestima, motivar e oferecer a defesa, a proteção da SBC, apresentando mecanismos de qualificação e apoio profissional.

No WhatsApp, por ser uma mídia muito forte, a proposta é o disparo dos dois vídeos para a base dos mais de 13 mil associados da SBC e quatro tipos diferentes de stickers –figurinhas – para serem espalhados nos grupos. Esse movimento visa engajar os cardiologistas à Sociedade.

Site Dedicado a Todos os Públicos

A SBC preparou, ainda, um portal exclusivo para compartilhar – com acurácia e seriedade – as principais informações científicas sobre o COVID-19. No ar a partir deste sábado, 4 de abril,  ele pode ser acessado aqui (www.coronavirus.cardiol.online) e consolida, inclusive, mapas interativos atualizados sobre a disseminação do vírus no mundo.

Quem acessar o portal poderá visualizar mapas interativos que, disponibilizados pela OMS e pela John Hopkins Whiting School of Engineering, trazem os números atualizados dos casos de infecção pelo COVID-19 ao redor do mundo. O mapa da OMS traz o número confirmado de pessoas contaminadas mundo, bem como os óbitos e os países que já estão afetados. Nesse espaço é possível ver a disseminação da infecção por país. Já o sistema do John Hopkins também aponta o número de pessoas curadas no mundo, entre outros detalhamentos.

Outra funcionalidade do site gerido pela SBC está no menu intuitivo reunindo os principais detalhes sobre o cenário hoje vivenciado. Com informações completas sobre o novo coronavírus, o portal traz todo um histórico de epidemias similares ocorridas no passado (como a SARS e a MERS), além de explicar as características do vírus, apresentando sua fisiologia, os principais sintomas e os impactos nos sistemas respiratório, cardiovascular e renal.
Detalhes sobre a transmissão, o diagnóstico e orientações à população sobre como se proteger e em que situações procurar ajuda médica, também compõem o rol de informações disponibilizadas no portal. O site também oferta uma grande quantidade de estudos realizados pelo mundo sobre o novo coronavírus, além de elencar detalhes sobre tratamentos, desenvolvimento de vacinas e prognóstico.

“Recomendamos que todos acessem este portal diariamente e mantenham-se atualizados, além de sugerir que compartilhem estas informações. Nosso objetivo é contribuir para uma maior segurança da população e de quem atua no atendimento de saúde do país”, salienta Queiroga.

SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA

Fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, por um grupo de médicos destacados liderados por Dante Pazzanese, o primeiro presidente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tem atualmente um quadro de mais de 13.000 sócios e é a maior sociedade de cardiologia latino-americana, e a terceira maior sociedade do mundo.

Deborah Lima Caramico Rezende-Jornalista | Assessora de Imprensa/Dehlicom Soluções em Comunicação Empresarial

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »