10/04/2020 às 17h26min - Atualizada em 10/04/2020 às 17h26min

Prefeitura de Ubá: Comunicado oficial 27/ COVID-19

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.
 
Ubá possui um (01) caso confirmado de COVID-19. 

- Dezessete (17) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e ainda aguardam resultado do exame. 

- Trinta e um (31) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.

- Oitenta e um (81) pacientes, dentre casos investigados que receberam resultado negativo e casos monitorados devido ao transxorrer do prazo de 14 dias, foram descartados para COVID-19. 

- O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e trinta (130).

Esclarecimentos/Internações (total de 6 internados):
 
Dos casos novos, temos duas crianças, ambas na faixa etária de 0 a 5 anos, sendo que:
 
1) uma criança de faixa etária de 0 a 5 anos encontra-se internada na UTI pediátrica com suporte ventilatório;
 
2) uma criança internada em leito clínico de isolamento; 

3) paciente do sexo feminino, faixa etária de 80 a 85 anos, com sintomas de leve a moderados, internada em leito de isolamento. 

 
4) criança na faixa etária de 0 a 5 anos, com sintomas gripais, em leito de isolamento, 
 
5) paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável.
 
6) NOVO:   paciente do sexo masculino, faixa etária de 50 a 55 anos, internado em leito clínico de isolamento.

Importante esclarecer que:

Os teste rápidos para COVID-19 para os municípios serão fornecidos pelo Ministério da Saúde. 

Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados. 


Orientações à comunidade/ NOVO NÚMERO DE WHATSAPP

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco. 

Para quem chega de viagem, considerando a transmissão comunitária em todo país, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana e feriado prolongado, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através dos números 3301-6503 ou 3301-6108 (somente mensagem, não atende ligação). 

- Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias. 

- Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias. 

A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade respiratória. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda. 

-------------

Diversos serviços da Prefeitura tiveram seu atendimento ao público suspenso. No site uba.mg.gov.br, a imprensa e os cidadãos podem acessar um link com perguntas e respostas sobre o COVID-19 em Ubá, além do funcionamento dos órgãos públicos e a relação de todos os decretos e comunicados publicados até o momento. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »