26/04/2020 às 10h27min - Atualizada em 26/04/2020 às 10h27min

Leopoldina tem 04 casos em investigação se estão infectados pelo COVID 19

Números revelam que casos descartados já somam 26. Apenas 01 caso foi confirmado positivo e 01 óbito ainda está em investigação.

Luiz Otávio Meneghite
Material coletado para exames segue critérios da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
O Boletim Epidemiológico de Leopoldina divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina, datado deste sábado, 25 de abril de 2020, registra um caso de óbito em investigação aguardando o resultado de exame para confirmar ou não se a morte foi em decorrência de infecção pelo COVID 19, o novo Coronavírus.

Os números oficiais do Boletim Epidemiológico deste sábado (25) revelam que existem 04 casos sendo investigados cujos pacientes tiveram material coletado para exames seguindo critérios da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, 01 caso confirmado com o exame realizado e resultado positivo e existe 01 óbito em investigação com material coletado de acordo com critérios da Secretaria de Estado de Saúde. O Boletim publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina mostra que agora são 127 pacientes com sintomas gripais que não se enquadraram para a coleta de teste para o COVID 19. Dos casos que se enquadraram  para coleta, os descartados já somam 26.



Mortes por Covid confirmadas em Minas chega a 58

Em apenas 24 horas, sete novas mortes por Covid-19 foram confirmadas em Minas. Agora são 58 óbitos pelo novo coronavírus no Estado. Outros 105 seguem em investigação. Os dados constam no mais recente boletim, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), neste sábado (25).

O número de pacientes com a doença também cresceu. Nesta sexta-feira (24) eram 1.419 e, agora, 1.481. Os casos suspeitos já somam 75.929. Belo Horizonte é a cidade mineira com mais notificações do novo coronavírus em Minas. A capital já teve 517 casos e 11 mortes confirmadas.

No Estado, a maioria dos doentes é formados por homens: são 736. A situação se repete quando se compara os óbitos. Dos 58, 31 são do sexo masculino. Além disso, mais de 80% das pessoas que perderam a vida após contrair a Covid tinha algum fator de risco, como diabetes ou hipertensão.

Número de mortes no Brasil chega a 4.016

Neste sábado, 25 de abril de 2020, o Ministério da Saúde atualizou o número de casos a respeito do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. A quantidade de pessoas confirmadas com a doença subiu para 58.509 e o número de mortes por conta do coronavírus agora está em 4.016. Os dados oficiais do Ministério da Saúde são feitos com base nos números registrados pelos estados e municípios e enviados ao órgão federal. O estado com maior número de casos é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. 

Os sintomas mais comuns são tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. 

A Covid-19 é uma doença causada por um vírus que ataca o sistema respiratório das pessoas. A doença não é nova: o vírus, que é uma mutação do já conhecido coronavírus, foi descoberto em dezembro do ano passado após casos registrados na China. A médica pneumologista da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Patrícia Canto Ribeiro dá mais informações sobre a Covid-19. 

“A Covid-19 é uma doença causada por um vírus, e foi definida como uma pneumonia viral, inicialmente, na província de Wuhan, na China. Depois, posteriormente, os médicos conseguiram fazer o isolamento e viram que um novo tipo de coronavírus é responsável por essa doença. E, hoje, já se sabe que a Covid-19 causa pneumonia viral e sintomas de gripe, como a gente tem visto por aí”. 

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Os mais comuns são tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. 

Para evitar a contaminação, mantenha distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. Lave bem as mãos e faça uso do álcool em gel depois de manusear objetos e equipamentos. A melhor forma de evitar o coronavírus é se protegendo.

Se você tem dúvida se está com coronavírus, basta ligar para 136 ou acessar no chat pelo site saude.gov.br/coronavírus.

Fontes> Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »