09/05/2020 às 16h48min - Atualizada em 09/05/2020 às 16h48min

Cápsula de Ventilação construída pelo Cefet será doada ao hospital de Leopoldina

Equipamento desenvolvido por servidores da escola permitirá tratamento de paciente infectado pelo coronavírus sem contato direto da equipe médica.

Equipamento permitirá tratamento de paciente infectado sem contato direto da equipe médica.
Servidores do CEFET-MG-Campus Leopoldina construíram uma Cápsula de Ventilação não Invasiva (VNI) que será doada para a Casa de Caridade Leopoldinense. A cápsula VNI é semelhante à desenvolvida pelo Instituto Transire com o apoio da Samel Health Tech.

O principal objetivo da cápsula VNI é viabilizar o monitoramento, alimentação e medicação do paciente sem o contato direto da equipe médica, reduzindo a chance de contágio e ajudando no controle e combate ao COVID-19.
A cápsula será levada para validação na Casa de Caridade Leopoldinense. Após a avaliação da equipe médica, a ideia é levantar fundos para a construção de novas cápsulas VNI. A Equipe médica que coordenará a avaliação da cápsula VNI é formada pelos profissionais Ângelo Luis Machado da Silva, Hellen Bedin Bonin e Leonardo Vicente.

Segundo o Professor José Geraldo Ribeiro Júnior, coordenador da ação, “a ideia é envolver a comunidade na construção dessas cápsulas, seja através da doação de recursos ou da participação na construção da cápsula VNI, ou mesmo de partes dela”. Ainda segundo o professor, “sem modificar nenhuma estrutura mais crítica, essa versão apresenta um custo menor que o projeto original”.

Pessoas que contribuíram para a montagem da cápsula VNI: Prof. José Geraldo Ribeiro Júnior – Doação, montagem e coordenação. Prof. Fabiano Drumond Chaves e Prof. Tiago Alceu Coelho Resende – Modelagem das peças e disponibilização dos arquivos SPL Prof. Jeronimo Costa Penha – Impressão das peças na Impressora 3D. Servidoras Gláucia Maria Nascimento Costa de Oliveira e Lucília Pereira de Oliveira  Doação e confecção da capa protetora. Prof. Ângelo Rocha – Doação de filamento para impressora 3D . Elvis Martins Nicolau e Jefferson da Costa B. Silva (Alunos da Eng. de Controle e Automação) – Apoio técnico. Ângelo Luis Machado da Silva, Hellen Bedin Bonin e Leonardo Vicente – Equipe médica que coordenará a avaliação da cápsula VNI.

Mais informações podem ser encontradas com detalhes técnicos no link:

http://www.leopoldina.cefetmg.br/2020/05/09/07052020-servidores-do-campus-leopoldina-confeccionam-cabine-de-protecao-para-a-casa-de-caridade-leopoldinense/

Fonte> Portal do Cefet MG Campus Leopoldina


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »