16/05/2020 às 13h04min - Atualizada em 16/05/2020 às 17h16min

Conhecer promove a culminância de três projetos realizados através do trabalho remoto

A metodologia de trabalho é a Pedagogia de Projetos, alicerçados nos quatro pilares da educação: Aprender a ser, Aprender a conviver, Aprender a aprender, Aprender a fazer.

Sueli Cunha dos Santos Muniz (*)
Reunião culminância dos projetos
Dia 15 de maio de 2020, foi um marco importante para o Centro Educacional Conhecer.  Aconteceu, a culminância de três projetos realizados online. O grande desafio foi conduzir um projeto no sistema de trabalho remoto.

A metodologia de trabalho do Centro Educacional Conhecer  é a Pedagogia de Projetos,  alicerçados nos quatro pilares da educação: Aprender a ser,  Aprender a conviver ,  Aprender a aprender,  Aprender a fazer.

Em tempos de pandemia Corona Vírus e isolamento social, o desafio tornou-se muito maior. Embora não havendo aula presencial, a escola continuou a oferecer aos estudantes o Roteiro de Estudos, contendo atividades de acordo com o nível de aprendizado. As atividades foram ministradas, via Whatsapp ou Meet, plataforma Google Classroom e material impresso.


Mateus Micelli construindo seu robô


Quanto à escolha dos projetos, foi solicitado às crianças, que indicassem temas que gostariam de estudar. Assim sendo, foram selecionados os abaixo elencados: Meio Ambiente (horta, plantas, reciclagem), a Árvore da Família e Robótica. Cada estudante líder ficou responsável por produzir um vídeo convidando e convencendo os colegas  dos outros Espaços de Aprendizagem para participarem de seu tema . Todos os projetos desenvolvidos contemplam habilidades da BNCC.

A proposta para o primeiro momento do projeto Meio Ambiente foi construir uma horta vertical, com material reciclável.

O objetivo macro do projeto Família foi propiciar à criança momentos de reflexão e conhecer outras formas de organização familiar,  construir sua árvore genealógica e um livro da família.

Sabendo do peso da BNCC e da necessidade de adequar-se às suas normas e ainda manter a motivação dos estudantes, a resposta  à esse desafio veio através de uma das novidades mais revolucionárias já apresentadas para o CEC, a Robótica Educacional. Assim sendo, o objetivo foi levar as crianças a construir, fabricar, consertar ou alterar diferentes tipos de objetos com suas próprias mãos! Isso as levou à um aprendizado mão na massa, onde  aprenderam através de tentativa e erro.

Desta forma, as crianças foram incentivadas a buscar soluções criativas para as atividades propostas pela professora, apoiados pela família, até a montagem dos robôs em casa.“Ele ficou muito motivado com o projeto. Vocês estão de parabéns! O material das aulas estão bem atrativos! Obrigada pelo carinho e atenção!”, disse Priscila Nascimento, mãe do estudante Peterson Nascimento Brito, do Espaço de Aprendizagem Paulo Freire Consolidação G 5, ao avaliar o trabalho da escola.


Construindo carrinho mecânico de Peterson

A direção e coordenação pedagógica do Conhecer avalia o resultado desse projeto como positivo. Todos os objetivos foram alcançados e o melhor, intermediados pelos pais. Além de fortalecer o vínculo entre família e escola, houve um notório progresso quanto à autonomia e aprendizagem das crianças.


Luisa Micelli construindo seu robô



(*) Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Conhecer
           
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »