30/08/2014 às 19h02min - Atualizada em 30/08/2014 às 19h02min

Em JF, Pimenta defende incentivos para região

Por Renato Salles
Tribuna de Minas
Candidato caminhou pelas ruas do centro durante a manhã ( Foto: Marcelo Ribeiro )

A passagem do candidato do PSDB ao Governo por Juiz de Fora, Pimenta da Veiga, pna manhã deste sábado (30), foi marcada por uma agenda que contemplou tanto lideranças partidárias, quanto tradicionais práticas de campanhas políticas na cidade, como o corpo a corpo com o eleitorado no Calçadão da Rua Halfeld. Apesar de o atraso de pouco mais de uma hora em toda a programação, devido às condições climáticas que obrigaram a aeronave que trazia a comitiva de Pimenta da Veiga a pousar no Aeroporto Presidente Itamar Franco, entre Goianá e Rio Novo - e não no Aeroporto Francisco Álvares de Assis (Serrinha), como inicialmente previsto -, todos os compromissos programados foram cumpridos.

Por volta das 11h50, no Aeroclube de Juiz de Fora, Pimenta falou para dezenas de lideranças partidárias da região, candidatos da coligação que dão sustentação à sua candidatura e cabos eleitorais. Em seguida, saiu em comitiva em direção ao Parque Halfeld, onde o grupo foi recebido com fogos de artifício, bandeiras e banda de música. Ao descer o Calçadão, o tucano cumpriu à risca o protocolo, cumprimentando populares, acenando para transeuntes e tirando foto ao lado de eleitores e crianças.

Durante o trajeto, a movimentação tucana encontrou a militância do PT, que fazia um ato em apoio à presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição e a Fernando Pimentel (PT). Apesar de cada grupo entoar gritos referentes a seus candidatos, o embate foi tranquilo. Depois disso, Pimenta seguiu até um carro de som, no cruzamento entre as ruas Halfeld e Batista de Oliveira, onde agradeceu a recepção dos juiz-foranos. O último compromisso da comitiva tucana na cidade foi uma visita à redação da Tribuna e das rádios Solar AM e Solar FM. No início da tarde, dessa vez saindo do Serrinha, o candidato seguiu viagem para Belo Horizonte.
 

 

Aeroporto volta à pauta
Durante entrevista coletiva à imprensa, Pimenta da Veiga destacou a importância de ações para incrementar o desenvolvimento econômico de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Para isso, o candidato lembrou realizações tucanas à frente do Executivo estadual de 2003 para cá, nas gestões de Aécio Neves e Antonio Anastasia. Entre elas, reforçou a necessidade de políticas de incentivos fiscais para tornar as cidades da região mais competitivas diante da concorrência de municípios de estados vizinhos, como o Rio de Janeiro.

"O governador Aécio Neves chegou a baixar um decreto tratando disso. Depois, o governador Anastasia criou uma lei que até é contestada por São Paulo por criar condições muito favoráveis às empresas mineiras. Vamos agir com muito rigor, não apenas para impedir a saída de empresas, mas como também para trazer novos investimentos, principalmente para a Zona da Mata. Há vários setores onde a posição competitiva da Zona da Mata é muito importante. Vamos seguir, por exemplo, o caso da Codeme, em que conseguimos compor aqui uma situação fiscal que justificou a vinda dela para cá."

Em discurso similar ao do ex-governador Antonio Anastasia nas eleições de 2010, Pimenta da Veiga voltou a defender o potencial do Aeroporto Presidente Itamar Franco como detonador do desenvolvimento da região. "O aeroporto está sendo ligado por novas rodovias que vão encurtar o tempo de percurso, vai ter a situação de sua exploração empresarial definida. Isto dará muita força ao aeroporto, que tem localização privilegiada e uma pista muito boa. O espaço pode ser um importantíssimo ponto de desenvolvimento da região. Ele tem que ser apoiado de todas as formas pelo Governo do estado, como já vem sendo, para render frutos sociais e econômicos de grande importância para toda Zona da Mata."

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »