22/05/2020 às 10h08min - Atualizada em 22/05/2020 às 10h08min

Secretaria Municipal de Educação implanta aulas remotas nas escolas da rede municipal de ensino

O cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios foram flexibilizados porém, foi mantida a carga horária mínima de 800 horas anuais.

Com a suspensão das aulas por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19) que deixou toda a sociedade preocupada em relação ao futuro dos nossos estudantes e, claro, em relação aos prejuízos de aprendizagem. 
 
Diante disso, o Conselho Nacional de Educação através do Parecer CNE/ CP nº 05/2020 aprovado em 28/04/2020 flexibilizou o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios, porém, exige o cumprimento da carga horária mínima de 800 horas anuais. Permitindo que os sistemas de educação implantem medidas alternativas de ensino não presenciais de até 20% do total da carga horária anual.
 
A Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina informou que antecipou todos os recessos escolares previstos no calendário anual e a partir do dia 04 de maio iniciou com aulas remotas. As atividades remotas estão acontecendo com ajuda da tecnologia no mesmo horário que deveriam estar acontecendo as aulas de forma presencial. Os professores estão trabalhando com os alunos, usando a ferramenta do WhatsApp. 
 
Como nem todos os alunos têm acesso a tecnologia, a Secretaria Municipal de Educação está preparando uma apostila com atividades auto-explicativa  impressa, garantindo a igualdade de condições a todos os alunos da rede municipal.
 
A experiência escolar é algo insubstituível. Talvez seja uma das experiências humanas mais sociais, porém, devido o momento pelo qual passamos tivemos que implantar essas ações alternativas objetivando manter o vínculo dos alunos com a escola, dando continuidade a aprendizagem e minimizando as consequências de um longo período de suspensão das aulas.
 
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação agradece aos gestores escolares, a supervisão escolar, os professores que estão se empenhando para realizar este trabalho em novo formato e principalmente aos pais e alunos que estão estudando em casa e mostrando o quanto é importante essa integração em busca do aprendizado de seus filhos. 

Fonte> Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »