30/05/2020 às 12h02min - Atualizada em 30/05/2020 às 18h30min

Aulas remotas do Conservatório já foram iniciadas e direção faz apelo aos alunos

Os contatos podem ser feitos pelo Facebook Cem Lia Salgado ou por telefone. ‘Estamos sentindo a sua falta’, diz o apelo.

O Conservatório funciona no segundo andar da Escola estadual Professor Botelho Reis "Ginásio"
A Redação do Jornal Leopoldinense recebeu um contato da diretora Simone Seoldo, através da professora Filó Toledo Gorrado França, pedindo a divulgação de um apelo aos alunos do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado para que entrem em contato com a escola: @cemliasalgado

Diz a mensagem: “Atenção queridos alunos!! As aulas remotas do Conservatório se iniciaram e estamos sentindo a sua falta!Você que ainda não foi contactado pelo professor, mudou seu número de telefone, etc... fale conosco. Estamos aqui para atendê-los.  Grande abraços! Bons estudos!” O telefone fixo do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado é (32) 3441 1647

 Para refrescar a memória 

Conservatório foi criado há 66 anos, mas só foi instalado 15 meses depois

Luiz Otavio Meneghite

Criado pela Lei nº 1.123, de 03 de novembro de 1954, o Conservatório Estadual de Música Lya Salgado foi instalado e passou a funcionar em 23 de janeiro de 1956, no segundo andar do prédio do antigo Gymnásio Leopoldinense. O feito é creditado ao ilustre leopoldinense, Clóvis Salgado, ex-vice-Governador de Minas Gerais e ex-Ministro da Educação. 

O nome dado ao Conservatório foi uma homenagem à esposa de Clóvis Salgado, a cantora lírica Lya Salgado. Desde a sua criação o Conservatório tem revelado inúmeros talentos, despertado o gosto pela arte musical e a sensibilidade de várias pessoas que iniciaram sua formação nesta escola, seguiram seus estudos na área, graduaram-se, licenciaram-se e hoje estão novamente no Lia Salgado, colocando em prática seu aprendizado e ensinando música às novas gerações. 

Os cursos oferecidos são: Curso de Educação Musical - Violão, Piano, Violino, Saxofone,  Flauta Doce, Flauta Transversa e Canto. Curso de Educação Profissional - Violão, Piano, Flauta Doce, Flauta Transversa e Canto. O Conservatório sempre procurou ser um espaço aberto à comunidade, não apenas abrindo-lhe suas portas, mas indo-lhe ao encontro, participando de eventos locais e regionais também levando o trabalho de seus alunos e professores à população, das formas mais variadas, através de grupos instrumentais e corais, participando de eventos cívicos, inaugurações e festejos. 

Alunos e professores do Conservatório desenvolvem no decorrer do ano letivo diversos projetos, audições, festa do folclore, desfiles e o ano letivo é marcado com a realização do grandioso espetáculo denominado Concerto de Natal. Mesmo com uma história tão marcante, o Conservatório Estadual de Música "Lia Salgado" tem sido, desde a sua instalação em 1956, hóspede da Escola Estadual Professor Botelho Reis(antigo GymnásioLeopoldinense) ou, como preferem alguns, sua escola de música coabita no mesmo prédio da escola de ensino fundamental e ensino médio. 

Em Minas Gerais há somente doze conservatórios de música e o de Leopoldina é o único que ainda não possui sua sede própria. Por fora, a suntuosidade clássica da arquitetura do prédio encanta a todos que passam pela Praça Professor Botelho Reis, popularmente conhecida como Pracinha do Ginásio. Mas, como registra o dito popular: "Quem vê cara não vê coração", quem não o conhece por dentro não imagina que o Conservatório funciona precariamente naquelas instalações que não foram construídas para a finalidade a que ele se propõe. Seus mais de  1.600 alunos e mais de 100 funcionários estão mal instalados, as salas não têm isolamento acústico, não existe um auditório para apresentações, não existe acessibilidade. Enfim, o local é impróprio para funcionar uma escola de música. 

As dificuldades atuais estão longe de ter um fim com a construção da sonhada sede própria do Conservatório. Um prédio pensado, planejado e projetado com todos os requisitos de uma verdadeira escola de música. Talvez, mais do que recursos, falte força e empenho político.

Fonte> Arquivo do Jornal Leopoldinense
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »