09/07/2020 às 18h52min - Atualizada em 10/07/2020 às 10h42min

Poder Legislativo passa a integrar Comitê Gestor Consultivo Sobre Covid-19

A primeira reunião, ocorreu de forma online e discutiu nova regulamentação do funcionamento do comércio local.

Câmara Municipal de Leopoldina(Foto de João Gabriel Baia Meneghite)
A Câmara Municipal de Leopoldina foi convidada pelo Poder Executivo e passa a ter representação no Comitê Consultivo de Gestão de Crise, implantado no município em decorrência da epidemia de Covid-19. A Portaria nº 134/2020, nomeando os membros do comitê, foi divulgada nesta semana.

Com o objetivo de estabelecer um diálogo entre o Poder Executivo e vários setores da sociedade civil, o Comitê terá seguinte composição: Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Fazenda, Gabinete do Prefeito Municipal, Câmara Municipal de Leopoldina,Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, OAB Subseção Leopoldina, Pelotão do Corpo de Bombeiro Militar de Leopoldina, Casa de Caridade Leopoldinense, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério Público de Minas Gerais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação e Associação Comercial de Leopoldina.

A primeira reunião aconteceu por videoconferência no último dia 07 de julho (terça-feira) e contou com as presenças do Presidente da Câmara, Waldair Barbosa Costa e a representante do Legislativo, Camila Andrade de Oliveira. Neste encontro inicial, foram discutidas sugestões para nova regulamentação do funcionamento do comércio local e estratégias para uma maior conscientização da população em relação ao isolamento social e medidas de prevenção, como uso de máscaras e higienização constante das mãos. Também ficou decidido que as reuniões do Comitê acontecerão, inicialmente, duas vezes ao mês, de forma online.

A inclusão no Comitê de representantes da sociedade civil e do Poder Legislativo foi proposta pela Câmara Municipal de Leopoldina, através de indicação de autoria da vereadora Kélvia Raquel. Na reunião ordinária ocorrida no dia 15 de junho, foi aprovada a Indicação nº 162/2020, sob argumento da autora de que a população sairá ganhando com a participação no comitê de mais pessoas, contribuindo com o seu conhecimento na busca de respostas coordenadas e articuladas para o enfrentamento da infecção causada pelo novo coronavírus.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »