23/07/2020 às 20h21min - Atualizada em 23/07/2020 às 20h21min

Morre Pedro Medeiros,expedicionário leopoldinense que lutou na 2ª Guerra Mundial

Sr. Pedro durante homenagem na Avenida dos Expedicionários em 2015 (Foto:João Gabriel Baía Meneghite)
Morreu na tarde desta quinta-feira,23/07, na vizinha cidade de Cataguases, onde residia, o leopoldinense Pedro Medeiros, ex-combatente da FEB – Força Expedicionária Brasileira. Segundo informações da família ao site Mídia Mineira, Sr. Pedro havia se internado ontem para uma cirurgia na barriga, mas, embora o procedimento tenha ocorrido aparentemente bem, ele teve algumas complicações posteriores como alterações cardíacas, vindo a falecer.
 
Pedro Medeiros nasceu na Vargem Linda, no distrito de Piacatuba, no dia 10 de abril de 1921. Filho dos lavradores Antonio José de Medeiros e Idalina Josefa de Abreu, ainda criança foi entregue a uma família residente nas imediações da fazenda Santa Rosa. Casou-se com Irene Venâncio de Medeiros com quem teve as filhas Arlene, Arlete e Eni.

Soldado 1G 294.223 segundo ele mesmo, servia na 5ª Cia de Fuzileiros do 11º Regimento de Infantaria, de São João Del Rei, sob o comando do capitão Henrique César Cardoso(4). No Rio de Janeiro, na hora da partida, foi incluído num grupo de 140 militares do 11º RI que embarcou para a Itália com o 6º Regimento de Infantaria, de Caçapava (SP), no dia 02.07.44. No campo de batalha foi incorporado ao Pelotão de Mina da Cia de Canhão Anti Caça do 6º RI. Retornou ao Brasil por volta do dia 18.07.45. 
 
Em 2015 Sr. Pedro foi homenageado em Leopoldina.
 
Pesquisa dos colunistas do jornal Leopoldinense José Luiz Machado Rodrigues e Nilza Cantoni levantou nomes  e dados biográficos de expedicionários leopoldinenses. Vários que não constavam da placa antiga da Avenida dos Expedicionários. Em 08 de maio de 2015 uma nova placa foi afixada pelo proprietário da Rede Atlas de Drogaria Antônio Augusto do Vale Netto “Guto”, na drogaria localizada naquela avenida. Na ocasião Sr. Pedro Medeiros foi Homenageado relembre:

 
 Expedicionários leopoldinenses na 2ª Guerra são homenageados com placa no Bela Vista

Com informações de Mídia Mineira e  coluna Trem de História do jornal Leopoldinense

 
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »