24/07/2020 às 13h15min - Atualizada em 24/07/2020 às 13h15min

Ministério da Saúde torna obrigatória notificação do resultado de todos os testes para diagnóstico da Covid-19

Segundo a Portaria, todos os laboratórios da rede pública e privada, universidades e quaisquer outros no país devem cumprir a determinação

Reportagem de Felipe Moura/Brasil 61
O Ministério da Saúde tornou obrigatória a notificação à pasta de todos os resultados de testes de diagnósticos para a Covid-19, na terça-feira, 21 de julho. A decisão foi publicada em Portaria (Nº 1.792) e vale para laboratórios da rede pública e privada, universidades e quaisquer outros no país. 

A Portaria estabelece que todos os exames, sejam eles positivos, negativos ou inconclusivos deverão ser notificados a partir de agora. A notificação será de responsabilidade dos gestores dos laboratórios e vai ser fiscalizada pelo gestor de saúde local. 

De acordo com o texto, o laboratório deverá notificar o Ministério em até 24 horas após o resultado do teste, por meio de registro e transmissão de informações na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Um dos objetivos do Ministério da Saúde é que todos os cidadãos tenham acesso aos resultados de seus exames laboratoriais para diagnóstico da Covid-19 por meio do aplicativo Conecte SUS. 

Quem não cumprir a nova determinação poderá ser enquadrado na infração sanitária, cuja consequência pode ser uma advertência, multa ou, até mesmo, interdição do estabelecimento. 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »