24/07/2020 às 16h26min - Atualizada em 24/07/2020 às 17h15min

Leopoldina tem inquérito de compra de máscaras arquivado pelo Ministério Público

Promotoria de Justiça não identificou nenhuma irregularidade na aquisição dos EPIs

O promotor Sérgio esteve na Secretaria de Saúde para receber informações
Rodrigo Rodrigues (*)

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através de seu Promotor de Justiça, Dr. Sérgio Soares da Silveira, anunciou o arquivamento do inquérito civil instaurado no dia 28 de abril, que investigava a aquisição de 20.000 máscaras PFF2/N95, de qualidade inferior e em desacordo com as especificações técnicas exigidas pelo município de Leopoldina.

O MP atuou junto a diversos órgãos de controle que agiram coordenadamente para investigar compras feitas por municípios nesse período de pandemia. Desde o início dos trabalhos investigativos, o Município de Leopoldina atuou em cooperação, fornecendo todas as informações solicitadas. Também foi incluída no processo a certidão emitida pelos oficiais do Ministério Público, Juliane Lima Pereira e Alanmar Coutinho Costa, que compareceram à Secretaria de Saúde e fizeram a contagem das máscaras.


Desde o início dos trabalhos investigativos, o Município atuou em cooperação, fornecendo todas as informações solicitadas.


Diante de todas as provas colhidas, se concluiu que todo o processo da aquisição das máscaras foi legal, e que, “em condutas dignas de elogios, bem velaram pelo interesse público”, segundo o relatório do Ministério Público.

Também, segundo o documento, foi constatado que todas as máscaras foram adquiridas “em valores condizentes com os praticados à época no mercado, que flutuava para mais ou para menos ante a escassez de produtos e incertezas e pânico reinantes na sociedade em decorrência da pandemia”. Além disso, que os respiradores PFFS2 de má qualidade e que não atendiam ao termo de referência foram trocados, diante da “insistência e pressão da Secretaria Municipal de Saúde” diante da empresa distribuidora dos equipamentos.


O prefeito José Roberto dando explicações ao promotor Sérgio Silveira


“Nunca escondemos nada de ninguém e sempre tivemos a certeza de que os fatos seriam esclarecidos pelos órgãos competentes. Parabenizo a atuação do Ministério Público, que cumpriu fielmente seu dever nesse momento. Isso apenas prova para todos que agimos com honestidade, sempre pensando em salvar as vidas da nossa população”, afirmou o prefeito de Leopoldina, Dr. José Roberto de Oliveira.


As 20 mil  máscaras PFF2N95 adquiridas pelo Município


*Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »