29/07/2020 às 16h57min - Atualizada em 29/07/2020 às 17h33min

INSS estabelece 24 de agosto como data para retomada do atendimento presencial

Ato oficial publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 29 de julho, estabelece que o atendimento remoto também continuará.

O atendimento presencial nas agências da Previdência Social foi adiado para o próximo dia 24 de agosto. O atendimento remoto, atualmente em vigor, continuará mesmo após o retorno presencial.

Portaria com essa decisão está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira 29 de julho, estabelecendo ainda horário presencial parcial, com seis horas consecutivas. O atendimento,  nesse período, só estará garantido para segurados e beneficiários com agendamento prévio por meio dos canais remotos – Meu INSS e Central 135.

Serviços disponibilizados

A portaria publicada assegura ainda o retorno de serviços que estavam suspensos em função da pandemia do novo coronavírus como a perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e  atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

De acordo com nota divulgada hoje pelo INSS, a  reabertura  será feita de forma gradual e segura, considerando as especificidades de cada uma das 1.525  agências da Previdência Social instaladas no país.
 
O INSS  informa ainda que cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
 
As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.
 
Fonte: INSS

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