09/09/2020 às 10h12min - Atualizada em 09/09/2020 às 10h12min

Prefeitura vai comprar equipamentos para atender pacientes crônicos renais na Casa de Caridade

Serão comprados uma máquina de hemodiálise e um aparelho portátil de ultrassonografia. Serão também cedidos dois aparelhos de ar condicionado à CCL.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Casa de Caridade Leopoldinense (Foto-João Gabriel Baia Meneghite)
Atendendo a solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina, o prefeito José Roberto de Oliveira, autorizou a Pregoeira Oficial do Setor de Licitações, Jane Adriana Bonin Montan Netto, a realizar dois Pregões Eletrônicos para a aquisição de equipamentos para atender ao Serviço Ambulatorial de Pacientes Crônicos Renais da Casa de Caridade Leopoldinense
 
Um dos certames visa a aquisição de aparelho portátil de Ultrassonografia e está marcado para o dia 15 de setembro de 2020, às 08h30min. O segundo certame, marcado para o dia 17 de setembro de 2020, às 09:00 horas, tem como objetivo a aquisição de uma  Máquina de Hemodiálise. As empresas interessadas em participar do Pregão Eletrônico deverão utilizar o site: www.comprasgovernamentais.gov.br  Os editais encontram-se disponíveis no endereço indicado e também no site www.leopoldina.mg.gov.br  link Licitação.
 
Justificativa para compra

O Serviço de Terapia Renal Substitutiva da Casa de Caridade Leopoldinense, atualmente possui 167 pacientes em hemodiálise que frequentemente necessitam acesso venoso profundo e o uso de ultrassonografia neste procedimento aumenta em muito a segurança para o paciente minimizando o risco de acidentes de punção, principalmente de lesões em artérias e pulmão. Além disso, diminui o tempo de realização do procedimento, gerando menor sofrimento para o paciente. O uso de imagem auxilia ainda na contraindicação do procedimento ao detectar ausência de leito venoso viável em determinada topografia. Este aparelho pode ainda auxiliar na determinação do peso seco do paciente, evitando tanto episódios de hipotensão arterial como de congestão pulmonar e pode também auxiliar na realização de biópsia renal, da mesma forma, reduzindo o risco de acidente de punção. Pela sua portabilidade, poderá ainda ser usado “point of care” (a beira do leito) pela equipe do CTI na avaliação de paciente crítico.

CTI-COVID do hospital  terá aparelhos de ar condicionado cedidos pelo município

Um termo de Cessão de Uso foi assinado pelo Prefeito de Leopoldina José Roberto de Oliveira, pela Secretária Municipal de Saúde Lucia Helena Fernandes Gama e pela Provedora da Casa de Caridade Leopoldinense Vera Maria do Valle Pires com o objetivo de cessão de uso pelo município de Leopoldina, de dois aparelhos de ar condicionado para utilização no quarto dos médicos, dentro do CTI - COVID. O prazo de vigência deste Termo de Cessão de Uso é contado da data de sua assinatura em 02/09/2020 até 31/01/2021, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.

Fonte> Diário Oficial dos Municípios Mineiros


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »