06/10/2020 às 08h16min - Atualizada em 06/10/2020 às 08h16min

Cejusc Virtual cadastra mediadores e conciliadores voluntários

Interessados devem preencher formulário e indicar disponibilidade

Conciliação e mediação virtuais serão feitas onde não haja Cejusc ou este não disponha de equipamentos para videoconferência

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Virtual (Cejusc Virtual), vinculado à 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), abriu cadastro para composição do quadro de conciliadores e mediadores judiciais voluntários.

O 3º vice presidente do TJMG e responsável pelas iniciativas de conciliação e mediação, desembargador Newton Teixeira Carvalho, comenta que o Cejusc Virtual atuará primordialmente, em sua fase inicial, no atendimento às comarcas sem Cejusc instalado, ou que, embora o tenham,faltem equipamentos de videoconferência.

Ele terá atuação em todo o Estado e o procedimento será inteiramente virtual. O desembargador também destaca que essa iniciativa, além de estender as possibilidades de acesso do cidadão ao Poder Judiciário, é alinhado institucionalmente com as ações sustentáveis do TJMG.
 
not-dr.-Newton-Teixeira.jpg

not-dr.-Newton-Teixeira.jpg


3º vice-presidente do TJMG, Newton Teixeira Carvalho, destaca que a iniciativa está alinhada com objetivos sustentáveis do TJMG

 

 

Podem se inscrever os interessados que possuam certificado em curso de capacitação oferecido pelo TJMG, através da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernanes (Ejef) ou por instituições de ensino reconhecidas pelo Tribunal a formar conciliadores e mediadores judiciais.

Alunos que estejam em formação em curso realizado pela Ejef e que tenham concluído a etapa teórica podem se inscrever. As horas de atendimento valerão para a certificação do aluno em formação, desde que sejam devidamente relatadas ao respectivo supervisor.

As Câmaras Privadas de Mediação e Conciliação credenciadas pelo TJMG de acordo com a Portaria Conjunta da Presidência nº 655/PR/2017/TJMG, e que integram a rede de atendimento ao cidadão na Política Judiciária Nacional de solução adequada de conflitos de interesses, também poderão se cadastrar para atuar no Cejusc Virtual.

O interessado deve ter computador, tablet ou smartphone com as configurações necessárias para a realização das sessões e preenchimento das atas das audiências (teclado, microfone, webcam, fone, entre outros) e deverá indicar, no formulário de inscrição, os dias e os horários em que estará disponível para realizar as sessões de conciliação e mediação.

Os seguintes links estão disponíveis para o cadastro dos interessados:

Para mediadores e conciliadores - http://forms.gle/sK7iWUveq4SbvSPRA

Para câmaras privadas - http://forms.gle/UMG4MUtzaApH1umo7

Dúvidas devem ser encaminhadas para [email protected].

Saiba mais sobre os Cejuscs.
 

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »