08/09/2014 às 15h54min - Atualizada em 12/09/2014 às 16h50min

Rotatórias desnecessárias e falta de travessias de pedestres são criticadas pela população

Luiz Otávio Meneghite
A faixa de pedestre durou menos de 2 anos e a rotatória foi desnecessária. ( Foto: Luciano Baía Meneghite )

O leitor Geraldo Silva envia e-mail à Redação para criticar e sugerir alterações na sinalização de trânsito da cidade: “Gostaria de sugerir ao jornal Leopoldinense uma matéria sobre a ausência de passarelas de pedestres em algumas travessias muito movimentadas no centro da cidade, como na avenida Getulio Vargas, perto da loja de loterias, na rua José Peres e Custódio Junqueira, ambas perto do Posto V8, bem como a existência de algumas rotatórias inacabadas e desnecessárias nas ruas Gabriel Andrade Junqueira, no cruzamento com a Carlos Luz, Coronel Olivier Fajardo perto da Exposição e José Peres, em frente ao Cefet. Tem também uma passarela feita de asfalto perto do antigo Cinema Brasil  que está se desmanchando. Outra coisa, a sinalização de todas elas está quase apagada e em outras nunca foram feitas”, indica o leitor.

Sugestão semelhante foi enviada pela leitora Maria Janice Barbosa, que reclama da falta de travessia de pedestres nos mesmos locais indicados pelo leitor acima. Ela também reclama da fraca sinalização pintada nas passarelas já existentes e o fato de em alguns pontos o asfalto estar se soltando. “Vejo isto como desperdício de dinheiro público” diz a leitora.

As duas manifestações de leitores são apenas exemplos de e-mail's que chegam à redação do jornal, fora os telefonemas questionando a falta de passarelas de pedestres e a existência de rotatórias consideradas desnecessárias nos locais acima mencionados. São equipamentos públicos ou a falta deles que vêm causando transtornos a motoristas e à população nas ruas centrais de Leopoldina.

O motorista profissional, S.M.L. diz que “as rotatórias colocadas em frente ao Parque de Exposições e na confluência das ruas Presidente Carlos Luz e Gabriel Andrade Junqueira são desnecessárias e os carros maiores como ônibus e caminhões trepam nelas com freqüência, basta comprovar com as marcas de pneus”, observa.

No primeiro ano de seu atual mandato, o prefeito José Roberto de Oliveira determinou a demolição de uma rotatória que havia sido instalada no cruzamento da Avenida Getulio Vargas com 27 de Abril e Farmacêutico Durval Bastos. Desde a sua construção, no final do de 2012, a rotatória vinha sendo alvo de reclamações dos usuários da vias naquela região. Vários acidentes aconteceram no local, alguns com gravidade. Em razão disso, o Prefeito em comum acordo com o Conselho Municipal de Transito, determinou que a Secretaria Municipal de Obras fizesse um estudo minucioso sobre o tráfego na rotatória, e a decisão consensual foi de se eliminar a mesma. Simultaneamente, o prefeito mandou instalar naquele cruzamento semáforos mais modernos, que acabaram com as reclamações da população.

O jornal Leopoldinense pesquisou e descobriu que a Prefeitura de Leopoldina, realizou no dia 5/11/2012, licitação na modalidade tomada de preços para contratação de empresa especializada pelo regime de execução indireta de empreitada a preço global para 'Obra de Reestruturação do Trânsito de Leopoldina', da qual saiu vencedora a Empreiteira Santos & Cia que deu o valor à obra de R$288.503,96. A homologação do resultado foi assinada no dia 20/11/2012, conforme publicação feita no jornal oficial EQUIPE. A publicação não esclarece o que significa 'Obra de Reestruturação do Trânsito de Leopoldina'. O dinheiro, originário dos recursos próprios do Município, não foi pago à empresa, até o fechamento desta edição.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »