10/12/2020 às 12h10min - Atualizada em 10/12/2020 às 12h10min

Profissionalização de confeccionistas em Miraí recebe Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica

Parceria entre a Associação Intermunicipal de Confeccionistas de Santo Antônio do Rio Preto e a CBA é reconhecida em premiação do setor mineral.

Ângelo Franco e Josiane Souza (*)
A profissionalização das costureiras da Associação Confecção Intermunicipal de Santo Antônio do Rio Preto (Confisarp), pertencente ao município de Miraí (MG), continua obtendo resultados e reconhecimento. O projeto de profissionalização, desenvolvido com o apoio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), foi agraciado com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica, realizado pela Revista Minérios & Minerales, na categoria “Meio Ambiente e Comunidade”. Por meio de diversas parcerias e ações de capacitação, a Confisarp alcançou um aumento de mais de 60% na renda mensal, beneficiando diretamente as associadas e suas famílias e, indiretamente, a comunidade de Santo Antônio do Rio Preto, que fica a 7 km da Unidade de Tratamento de Minério da empresa.
 
A associação conta com o apoio da CBA há mais de dez anos. A parceria teve início em 2008, quando a empresa doou um terreno para a construção da sede da entidade. A partir da doação do terreno, a Confisarp buscou outras parcerias para apoio na construção e compra de equipamentos da sede.
 
Desde 2018, a Associação participa do programa ReDes, iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID – Fumin), com recursos da CBA. O programa tem o objetivo de estimular a geração de renda local, fornecendo apoio técnico financeiro e de gestão para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas.
 
Em outubro de 2018, novamente com apoio da CBA, a sede da entidade recebeu uma reforma estrutural completa, que deixou o espaço mais amplo e ventilado, além de receber um segundo pavimento; computador; equipamentos ergonômicos e de proteção individual; estante para estoque; copa equipada; móveis de escritório; além de 14 novas máquinas de costura com baixo consumo de energia e mais seguras, reduzindo os gastos na produção e aumentando a segurança do trabalho e um veículo. A nova instalação foi inaugurada em novembro de 2019.
 
Em 2020, a parceria possibilitou a produção de cerca de 13 mil máscaras descartáveis para atender empresas de médio e grande porte, como a Votorantim Cimentos e a própria CBA, a fim de manter as atividades e garantir renda alternativa para as associadas durante o período de pandemia.
 
“É com satisfação que vemos o reconhecimento do empenho das associadas neste importante prêmio da mineração brasileira, uma constatação da evolução da Confisarp através do bom uso dos conhecimentos adquiridos durante a nossa parceria. O mais importante da atuação social da CBA é sentir a transformação da própria comunidade. Trabalhar em conjunto com as associações e as entidades locais promovendo a geração de trabalho e renda e gerando benefícios é uma das formas da CBA desenvolver uma mineração sustentável”, avalia Christian Fonseca de Andrade, gerente das unidades da Zona da Mata da CBA.
 

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio - CBA produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.
A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.
 
(*) Assessoria de Imprensa CBA – Ideia Comunicação
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »