11/12/2020 às 20h44min - Atualizada em 11/12/2020 às 20h44min

Waldair Costa defende reutilização da água dos aparelhos de ar condicionado

O Vereador encaminhou ao Executivo cópia de um modelo de projeto para reuso dessa água em atividades como lavagem e jardinagem.

Vereador Waldair Barbosa Costa, Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e é um dos assuntos mais discutidos atualmente, na busca de soluções sustentáveis para esse problema que causará impactos imprevisíveis nas gerações futuras.

Uma dessas possíveis soluções seria a coleta, o escoamento, o aproveitamento e o tratamento da água proveniente do processo de condensação dos aparelhos de ar condicionado. Esse tema foi alvo de discussão na sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 08 de dezembro.

O vereador Waldair Barbosa Costa apresentou a Indicação nº 277/2020 na qual solicita ao Poder Executivo o encaminhamento de um projeto de lei visando o reuso da água proveniente de aparelhos de ar condicionado. Ele explicou que chegou a elaborar um projeto sobre o tema, mas o entendimento da Assessoria Jurídica é que se trata de uma prerrogativa exclusiva do Poder Executivo, pois implica alteração no Código Municipal de Obras e Posturas.

O parlamentar anexou à matéria cópia do projeto de sua autoria e salientou que os aparelhos de ar condicionado são utilizados em larga escala em prédios públicos, comerciais e residenciais e geram gotejamento de água, derivada da umidade do ar condensada quando o aparelho resfria o ar do ambiente interno.

Waldair Costa explicou que, ao implantar um sistema para captação dessa água, seria possível utilizá-la, depois do tratamento adequado, para diversas atividades, como limpeza e jardinagem. Ele também lembrou que a água acumulada nas bandejas dos aparelhos de ar condicionado, em virtude da má colocação do dreno, torna-se um ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Ao final das discussões, a proposição foi aprovada por unanimidade e recebeu assinatura de apoio do vereador José Ferraz Rodrigues.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »